Monumentos misteriosos pelo mundo

O homem já pesquisou a fundo as civilizações antigas através de estudos da história, antropologia, arquitetura, engenharia e demais áreas ligadas ao assunto. Mas engana-se quem acha que a ciência já desvendou todos os mistérios que existem em torno de monumentos e ruínas que permanecem inabalados até os dias de hoje.

Pela dificuldade, o esforço e o tempo que foram dedicados a estes projetos, o propósito de sua existência devia ter uma importância vital entre os povos antigos. Algumas teorias tentam explicar por quem e para qual finalidade foram construídos e como ainda estão intactos.

Estudos concluem, em sua maioria, que tinham uma ligação com espíritos e com fenômenos da natureza. Simbologia como o sol, a lua, os deuses, a agricultura, a sorte, a fecundidade, e outros segredos guardados a sete-chaves, que talvez, em toda a nossa existência não seremos capazes de desvendar, mas que na época eles acreditavam que eram essenciais para a sua sobrevivência.

Não faltam exemplos que são cartões postais dos lugares que estão edificados. Vamos conhecer alguns?

Moais da Ilha de Páscoa

Moais da Ilha de Páscoa

As intrigantes estátuas espalhadas pela Ilha de Páscoa, pertencente ao Chile, no Oceano Pacífico, ainda são um mistério do antigo povo Rapa Nui, os habitantes que as construíram. Podendo pesar mais de 80 toneladas cada, essas cabeças gigantes teriam sido construídas para homenagear os líderes mortos, por isso sua disposição de costas para o mar e voltadas para o interior da ilha.

Sítio arqueológico de Stonehenge

Sítio arqueológico de Stonehenge

O alinhamento megalítico pré-histórico da Idade do Bronze, localizado pas planícies de Salisbury, Wiltshire, interior da Inglaterra, é formado por dois aneis de pedra, provavelmente construídos para executar rituais religiosos ou estudos de astronomia. Formados por círculos concêntricos, supõe-se que a sua forma tenha relação com os movimentos do sol e da lua. Os ancestrais que habitavam o lugar trabalharam por mais de mil e quinhentos anos na sua construção, que foi dividida em três fases. O misterioso monumento, até hoje intriga os visitantes. Stonehenge recebe inúmeros turistas que, mesmo em pensamento, devem fazer pedidos de todos os gêneros, desde como ganhar na quina até como conquistar o coração do príncipe da Inglaterra.

Esferas da Costa Rica

Esferas da Costa Rica

As esferas de pedra da Costa Rica, descobertas na década de 1930, são conhecidas como “diquís” ou “las bolas”, e existem em centenas em Delta Diquís, na Ilha de Caño. Algumas são do tamanho de bolas de beisebol, outras do tamanho de um carro, chegando a pesar 16 toneladas. Aparentam foram esculpidas por mãos humanas. Estudos arqueológicos apontam que elas foram construídas na era pré-colombiana, entre 600 e 1500 d.C., por uma civilização remota. Não se sabe para que eram usadas.