Ligre – O maior felino do mundo

Vi um documentário muito interessante sobre o Ligre e resolvi escrever um pouco sobre este grande felino.

Mas afinal, que felino tão grande é este tal Liger? No português Ligre.

É um híbrido nascido do cruzamento de um leão com uma tigresa. Possui em média de 3,5 a 4,5 metros de comprimento e poucos anos de vida. Pode pesar até meia tonelada.

Este tipo de cruzamento só acontece com intervenção humana, normalmente os leões e tigres têm hábitos diferentes e não vivem no mesmo território, impossibilitandoque aconteça um cruzamento de forma natural.

A explicação para o tamanho é que os Ligres não possuem genes que condicionem a produção de hormônios inibidores do crescimento. Nos leões os genes são de herança materna, já nos tigres, herança paterna. Está aí à explicação para o grande tamanho desses felinos híbridos.

Existem também os híbridos chamados Tigon (em português Tigreão), resultantes do cruzamento de um tigre com uma leoa. Estes por sua vez não são tão grandes, pois recebem como herança das leoas os genes responsáveis pela produção de hormônios inibidores do crescimento.

Sabe-se que os machos de Ligre e Tigreão não são férteis, porém as fêmeas são normais e podem ter filhos de cruzamentos com leões ou tigres.

As características desta nova raça de felinos, você confere no vídeo abaixo:

Relacionados