Henri de Toulouse-Lautrec – O pintor da boemia

Henri de Toulouse-Lautrec, nascido em 1864, foi um pintor, desenhista e ilustrador francês amante das noites e da boemia parisiense do século XIX.

Vindo de uma família de aristocratas, Toulouse-Lautrec viveu sua infância no castelo de seus pais. Quando ainda era menino, ele já havia despertado seu interesse pela pintura e pelo desenho.

Lautrec sofria de várias doenças congênitas. Aos 13 anos, fraturou a perna direita e, aos 14, a esquerda. Nenhuma das duas pernas se recuperou devido à uma doença desconhecida na época – o que levou os médicos a crerem que o parentesco entre seus pais havia influenciado na constituição de sua saúde. As pernas de Toulouse-Lautrec não se desenvolveram o que causou a ele transtornos pelo resto da vida.

Cada vez mais interessado pela arte, Lautrec decide se mudar para Paris e tentar a vida como pintor. Ao chegar na cidade, ele logo foi atraído pela vida boêmia da cidade que lhe proporcionou inspiração para suas grandes obras. Toulouse-Lautrec era freqüentador assíduo do Moulin Rouge – um dos cabarés mais famosos que já existiram (e ainda existe). Lá, o pintor traçava seus quadros se inspirando nas dançarinas de cancan – e nos demais -, nos beberrões, nas prostitutas, na alegria e na loucura da zona boêmia da Belle Époque. O dono proprietário do Moulin Rouge fez uma oferta irrecusável a Lautrec: ele faria um cartaz de propaganda do lugar e poderia consumir o quanto quisesse no local, sem pagar, por um mês. Esse cartaz lhe rendeu um reconhecimento maior do que o que já tinha.

Toulouse nunca aceitou, plenamente, ser como era e suas desilusões amorosas associadas a outros fatos acabaram intensificando seu alcoolismo. Além disso, Lautrec contraiu outras doenças que delibilitaram muito a sua saúde.

Pouco antes de sua morte, ele foi internado em um sanatório. Depois de algum tempo, voltou à casa de seus pais onde veio a falecer, em 1901, de complicações do alcoolismo e da sífilis.

Ao longo de seus 20 anos de carreira, Lautrec criou cerca de 700 telas, 270 aquarelas, 360 gravuras e pôsteres, 5000 desenhos e alguns outros trabalhos. Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários; sua arte é pós-impressionista e ele ajudou a definir o estilo de pintura que, posteriormente, seria chamado de Art Nouveau.

Relacionados