Saiba o que é cartografia

Para a realização dos estudos geográficos, torna-se fundamental a utilização da cartografia. Mas o que vem a ser a cartografia?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a cartografia não é uma ciência. Trata-se de uma técnica de confecção e leitura de mapas e correlatos. Dentro da geografia, a cartografia exerce um papel importante, pois tem como objetivo a representação da Terra ou de parte dela, nos dando importantes ferramentas para o estudo do espaço, do território e das paisagens.

Segundo o professor Céurio de Oliveira, no Dicionário Cartográfico do IBGE: “Cartografia é o conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseados nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação, visando à elaboração e preparação de cartas, projetos e outras formas de expressão, bem como a sua utilização”

A utilização da cartografia pelo homem é bastante antiga. O mais antigo mapa conhecido é uma pequena placa de argila com cerca de 4.500 anos na qual se representa parte da Mesopotâmia.

O avanço das tecnologias – sensoriamento remoto, radares, fotos aéreas etc., permitiu que os mapas ficassem cada vez mais precisos trazendo uma nova dimensão à cartografia.

As informações obtidas através da cartografia nos permitem conhecer o espaço geográfico. Ao longo da história, sabemos que o conhecimento é capaz de dotar as pessoas de certo poder. Conhecer bem um território em uma guerra, por exemplo, é um indicativo de que pode-se sair melhor nela.

Apesar de toda a inovação na cartografia, nenhuma representação do espaço geográfico é perfeita, nenhuma delas traduz, fielmente, o real. Porém, utilizando-se as escalas e as projeções adequadas, a cartografia torna-se imprescindível ao conhecimento geográfico.