Exercícios na praia

A praia é uma academia perfeita, que oferece muitas opções de exercícios. Para começar, já oferece o ambiente propício: os músculos estão aquecidos pelo calor do Sol, o que reduz o risco de lesões. Não há motivos para ficar deitado na esteira, torrando a pele. Caminhada e corrida são excelentes opções: andar e correr a pé na areia estimula as 70 mil terminações nervosas da planta do pé e o exercício exige mais do corpo do que o realizado no calçadão (e muito mais do que na esteira), o que aumenta a queima de calorias e a tonificação dos glúteos e músculos das pernas. Para manter o equilíbrio, 70% dos músculos são ativados ao correr na areia.

Outra vantagem é que, no exercício ao ar livre, o cérebro recebe o dobro do oxigênio, em relação à prática em ambientes fechados. O cenário também ajuda: as ondas oferecem um belo visual e o barulho do mar é um convite ao relaxamento.

Os cuidados necessários

Mas antes de começar, é preciso tomar alguns cuidados: os exercícios na praia devem ser feitos antes das 11h ou depois das 17h (no horário de verão). São os períodos de menor incidência dos raios ultravioleta, prejudiciais à pele.

O protetor solar – à prova d’água – deve ser aplicado antes de sair de casa (ou do hotel) e, como a transpiração aumenta, precisa ser reaplicado com maior frequência. Pessoas de pele delicada devem optar pelo bloqueador solar.

Não se pode esquecer de hidratar-se constantemente. Isotônicos e água de coco ajudam a repor os sais minerais perdidos com o suor. Ao voltar para casa, um banho frio previne insolação e desidratação, além de fechar os poros, evitando ou atenuando problemas com a pele e os cabelos.

Séries de exercícios para fazer na praia

Antes de tudo, é preciso fazer alongamento e aquecimento, para dar mais flexibilidade aos tendões e articulações. Uma forma simples, aproveitando o mar à disposição, é caminhar contra a corrente, com água na altura dos joelhos, por cinco minutos. Os mais bem condicionados podem elevar os pés até acima da linha d’água.

Em seguida, de frente para uma rocha ou cadeira, apoie as mãos e eleve as pernas alternadamente, sem flexioná-las. Repita o movimento cinco vezes. O exercício é útil também para fortalecer os glúteos.

Na sequência, é a vez de tonificar as coxas. De pé contra uma parede, dobre o joelho até que o tornozelo toque as nádegas. Repita o movimento cinco vezes para cada perna. Em seguida, ainda em pé, eleve as pernas alternadamente, com a coluna ereta e os abdominais contraídos. Repita o exercício oito a dez vezes.

Na mesma posição, à distância de um braço, apoie as mãos (viradas para dentro) e flexione os cotovelos até tocar a cabeça na parede, com as costas retas. Retome a posição ereta e repita cinco vezes. Isto serve para fortalecer os músculos torácicos.

Para as costas, afaste as pernas e mantenha os braços abertos e estendidos. Movimente o tronco para trás, sem curvar a coluna. Repita o movimento oito ou dez vezes.

Em pé, com as pernas ligeiramente abertas, gire os calcanhares alternadamente sobre a areia, como se quisesse cavar um buraco. É preciso sentir os músculos das pernas tensionados. Enquanto um pé exerce a pressão, o outro deve estar em posição normal, virado para a frente.

Com os músculos trabalhados, chega o momento de uma corrida, pedalada ou caminhada. 30 minutos são suficientes para fazer todos estes exercícios, que garantem a boa forma, o fortalecimento cardiovascular e respiratório e, como bônus, fornecem a sensação de bem estar físico e emocional.

Para os mais preguiçosos, organizar um grupo é um bom incentivo para não desistir. Esportes como frescobol, vôlei e futevôlei trabalham todos os músculos, numa atividade lúdica. É só verificar os horários em que a prática de esportes é permitida na praia.