Exercícios para tornear as pernas

Especialmente nos dias quentes, quando maiôs, biquínis, shorts, bermudas e minissaias saem dos armários, toda mulher quer exibir belas pernas, seja para seduzir os homens – inclusive o próprio parceiro –, seja para provocar a inveja de amigas e inimigas. Vários exercícios são indicados para tornear as pernas, eliminar gordura localizada e quilos extras e reduzir estrias e celulite.

Antes de começar os treinos, porém, é preciso conhecer alguns detalhes. Mulheres naturalmente acumulam gordura no baixo ventre, quadris e coxas. É uma “providência” da natureza para que gravidez e parto ocorram da melhor maneira possível; portanto, “queimar” estas gorduras vai contra o curso natural das coisas.

Outro ponto a ser considerado: só é possível eliminar gordura localizada sem perder peso com lipoaspiração. Perder peso com atividade física e dieta balanceada confere um corpo mais bonito e saudável.

Para tornear as pernas, é preciso fazer um programa completo de condicionamento físico, aliado a uma dieta saudável. Muitas mulheres abusam do churrasco ou da pizza no final de semana e tentam compensar dobrando a carga de exercícios na segunda-feira. Isto simplesmente não funciona.

Exercícios contra a resistência, como musculação, oferecem mais visibilidade aos músculos torneados. O aumento da massa muscular acelera o metabolismo de repouso. Isto significa que, com a evolução dos treinamentos, a mulher perde calorias mesmo quando está dormindo.

Vamos conhecer alguns deles. Os exercícios, além de fornecer glúteos e pernas, fortalecem o sistema cardiorrespiratório.

Agachamento

Pode ser feito em casa e não requer nenhum acessório. Em pé, com os pés em paralelo à frente da linha do quadril, abaixe o quadril, deixando-o atrás da linha dos dedos inferiores, mantenha os músculos tensionados por alguns segundos e retome a posição vertical. Repita dez vezes.

Agachamento aberto

De pé, afaste as pernas e deixe os pés abertos para fora, flexionando os joelhos, que devem ficar um pouco à frente da linha do quadril. Agache, como se fosse sentar-se numa cadeira, até que as coxas fiquem paralelas ao solo. Retome a posição inicial e repita o exercício 15 vezes, em três séries.

Afundo

A posição inicial é de pé, com uma perna à frente do tronco e a outra atrás, apenas com a ponta do pé apoiada no chão. Flexione os joelhos, levando o de trás em direção ao solo e o da frente até que a coxa fique paralela ao chão, formando um ângulo de 90° com a panturrilha. Efetue três séries, como dez repetições em cada uma delas.

Afundo com step

De pé, com a perna direita à frente apoiada no step e a esquerda atrás, braços estendidos ao longo do corpo, com um haltere em cada mão. Agache até que o joelho da perna apoiada no chão forme um ângulo de 90 graus. No fim da série, inverta as pernas. Efetue três séries de 15 dias. Com o passar dos dias, aumente o peso dos halteres e a altura do step. O exercício também trabalha o abdômen.

Flexão de quadril em pé

A posição inicial é em pé, com as pernas semiestendidas e as mãos cruzadas à frente do peito. Flexione uma perna, formando um ângulo de 90 graus com a linha do quadril. Mantenha sempre a coluna ereta e, se necessário nos primeiros treinos, apoie as mãos na parede. Alterne as pernas. Faça três séries, com dez repetições para cada perna.

Na academia, diversos equipamentos colaboram para tornear as pernas. Além da avaliação médica, é necessária a supervisão de um educador físico, para corrigir posturas erradas e definir os melhores exercícios para atingir o objetivo com rapidez e sem lesões. Nas academias, hidroginástica e spinning é um dos melhores exercícios não apenas para as pernas, mas também para fortalecer glúteos e braços. O nível de dificuldade pode ser aumentado progressivamente.

Dançar, pular corda, pedalar, praticar esportes com bola (que exigem movimentos seriados) trabalham todos os músculos e garantem um visual mais harmonioso. E, além dos exercícios, algumas atividades simples ajudam a tornear as pernas. Três vezes por semana, esqueça o elevador e desça pela escada e, na hora de ir ao mercado ou ao banco, deixe o carro de lado e vá a pé. Além da questão estética, estas atitudes melhoram integralmente a saúde física e mental.