ETs existem?

Quando o assunto é Astronomia, os números são diretamente proporcionais ao tamanho do Universo. Nossa galáxia, a Via Láctea, reúne aproximadamente 200 bilhões de estrelas. E a Via Láctea é apenas uma das centenas de bilhões de galáxias existentes. Com tanto espaço assim, é impossível pensar que habitamos estamos sozinhos, e mesmo que somos os únicos seres inteligentes.

Para quem é religioso, é impossível crer que Deus tenha tido tanto trabalho à toa. Para quem não acredita, é não dá para conceber que apenas um planeta relativamente pequeno, seja o único a oferecer condições de vida.

Veja também: Vídeos dos ETs, os OVNIS que visitaram o Brasil

Quanto à comunicação e mesmo à visita de extraterrestres, a história é diferente. Para abrigar vida (ao menos como nós a conhecemos), um planeta precisa ser relativamente quente, principalmente para permitir a existência de água em estado líquido. Se for quente demais, a água evapora; frio demais, ela congela. É preciso ter carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio em quantidades balanceadas, para permitir a geração da vida.

O planeta precisa ainda ser estável, mais ou menos como a Terra, mesmo com seus terremotos, furacões e vulcões. Por fim, deve se situar numa posição, em seu sistema solar, que impeça ou atenue a entrada de meteoritos na sua atmosfera e o choque fatal na superfície. Basta lembrar que aqui, os dinossauros foram extintos, há 65 milhões de anos, por um único meteorito gigante.

Algumas luas do nosso sistema podem conter água em estado líquido no subsolo (aparentemente, Europa, satélite de Júpiter, é um exemplo). Isto poderia determinar a existência de formas de vida elementares, mas, claro, não de vida com inteligência suficiente para construir espaçonaves, coisa que nós ainda não desenvolvemos (mal chegamos ao vizinho Marte). Portanto, os ETs teriam que vir de outros sistemas solares.

A estrela mais próxima do Sistema Solar que comprovadamente tem planetas orbitando ao seu redor é a HR 7899. O quarto planeta, identificado em 2010, tem massa cerca de cinco vezes maior que Júpiter. A estrela dista 129 anos-luz do nosso Sol, ou 39 parsecs (um parsec é igual a 3,08568025 × 1016 metros). Se seus planetas forem habitados, haja tecnologia para que uma astronave tripulada chegue aqui. Só para ter uma ideia, a distância entre a Terra e a Lua é de 1,3 segundo-luz.

Se não é possível chegar, os ETs não poderiam ao menos mandar sinais, como os de rádio? Os que acreditam que os ETs existem explicam isso pela raridade de vida próxima à Terra. O astrofísico Carl Sagan, defensor entusiasmado da tese de existência de vida alienígena, afirma: “ausência de evidência não significa evidência de ausência”.

Relacionados