As regras do xadrez

O xadrez existe há ao menos 1.500 anos. Neste tempo, foram feitas algumas alterações nas regras, mas é basicamente o mesmo jogo. As regras atuais surgiram na Itália, no século XVI.

Num tabuleiro de 64 casas (32 de cada cor) são posicionadas as peças do jogo, 16 para cada jogador. A posição é fixa: da esquerda para a direita ficam torre, cavalo, bispo, rei, dama, bispo, cavalo e torre. À frente delas, os oito peões.

Por convenção, o jogador com as peças brancas começa o jogo. O movimento das peças também segue regras:

• os peões só podem andar uma casa para frente (no primeiro movimento, podem andar duas casas), em direção ao campo adversário, mas para comer uma peça (retirá-la do jogo), é preciso um movimento em diagonal. Um peão pode ser promovido, quando consegue avançar oito casas e ocupar a linha nobre do adversário. O peão passa a mover-se como qualquer outra peça, a critério do jogador, e não é preciso uma substituição. Quando isto acontece, o jogador pode optar por ficar com até duas damas, três cavalos, bispos ou torres;

• a torre anda sempre em sentido horizontal ou vertical, quantas casas quiser;

•o cavalo anda em L: três casas numa direção e duas casas formando um ângulo reto. É a única peça que pode “pular” (passar por cima) de outras peças;

• o bispo também pode andar até oito casas, mas sempre em diagonal;

• a dama é a peça principal do jogo: anda em qualquer direção e sentido;

• o rei anda apenas uma casa por vez, em qualquer direção ou sentido.

Os movimentos devem ter visar atacar o campo adversário, comer peças, capturar o rei inimigo ou defender seu rei, mas é preciso verificar se o movimento não coloca a peça movimentada em perigo.

Quando um movimento põe o rei em risco, acontece um xeque; se não houver movimentos que eliminem o risco, é o xeque-mate. O rei é capturado e isto determina o fim do jogo. Pode acontecer também um empate, quando um jogador não tem jogadas possíveis e seu rei não está em xeque, ou por acordo dos jogadores.

Um movimento especial do jogo é definido pelo Roque. A torre pode andar duas casas em direção ao rei, que simultaneamente anda duas casas em direção à torre. Isso só é possível se nenhuma das duas peças tiver sido movida, se não houver peças entre elas e se o rei não estiver em xeque.

As regras do xadrez são simples. O mais importante, depois de memorizá-las, aprender as estratégias do jogo. Boa orientação espacial, para antecipar possíveis jogadas, é fundamental para um bom jogador de xadrez.