A estranha ilha das bonecas de Xochimilco

A ilha de Xochimilco, que fica ao sul da Cidade do México, poderia facilmente ser o cenário de um filme de terror. Isso porque as árvores de sua densa floresta são “enfeitadas” por estranhas bonecas, penduradas meticulosamente uma a uma para afastar um espírito.

As árvores do local estão repletas de bonecas penduradas. Bonecas bizarras, diga-se de passagem. Retorcidas, sujas, sem os olhos. E são elas que recepcionam os turistas desse estranho lugar, que durante muitos anos teve um único morador que usava os brinquedos como proteção contra o espírito de uma garota morta que ele dizia aparecer na ilha.

Com medo de que o espírito da menina que havia morrido em um dos canais que corta a ilha há muito tempo atrás voltasse para assombrá-lo, o inquilino do local, que se chamava Julián Santana Barrera, saía recolhendo todas as bonecas que encontrava e as pendurava nos galhos das árvores. Assim, a garota não interferia em sua vida e a colheita de suas plantações eram abundantes – pelo menos era no que ele acreditava.

A parte mais bizarra da história (se bem que as próprias bonecas já são bem bizarras): Julián morreu de um infarto no dia 17 de abril de 2001. Detalhe: na mesma parte do canal onde morreu a menina cujo espírito ele tanto lutou para afastar.

Depois que ele morreu, outras pessoas começaram a habitar a ilha. E para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e revitalizar a região, a administração pública local criou um projeto que tem buscado desde então aquecer o turismo na ilha e transformar Xochimilco em um símbolo do ecoturismo.

Aparentemente a ideia está dando certo, já que a Ilha das Bonecas, como o lugar ficou conhecido, já se tornou um dos lugares mais visitados da capital mexicana.

Interessante notar que as bonecas, hoje um dos brinquedos mais populares do mundo, nem sempre teve uma função lúdica. Os primeiros exemplares de que se tem notícia eram utilizados em sua maioria para rituais religiosos, e eram manuseados apenas por sacerdotes e líderes religiosos.

Ainda hoje bonecos são usados em rituais de todos os tipos. Basta lembrar-se do Vodu, por exemplo. Pensando nisso, a ideia de Julián não parece tão ilógica ou maluca. Vai ver ele percebeu um poder nas bonecas que a maioria de nós já esqueceu…

E se você resolver visitar a ilha fica aqui um aviso dos locais: “ai daquele que venha a Xochimilco e não visite a cabana de Don Julián, o senhor das bonecas, porque com certeza o espanto o espantará”…