Dicas para saber quando o namorado está mentindo

A forma de se exprimir já diz muita coisa, mas não é apenas a boca que fala: o corpo também. Gestos e comportamentos estranhos podem dizer a você quando o namorado está mentindo. A linguagem corporal é muito expressiva, e alguns neurologistas conferem significado exato a determinadas movimentos.

Por exemplo, quem mente não consegue falar olho a olho. E o movimento dos olhos diz ainda mais: se eles se moverem para baixo e para a direita, o rapaz está tentando lembrar-se de alguma coisa. Se focarem para a esquerda, a pessoa está mentindo ou procurando uma justificativa. O piscar dos olhos aumenta bastante e um mentiroso costuma levar a mão ao rosto, coça o nariz ou os olhos e fica com a testa e faces rígidas, quase sem movimento.

Seu namorado está falando com o tronco jogado para trás e os braços junto ao corpo ou cruzados à frente do corpo: Acendeu a luz amarela. Se ele é do tipo italianado, que costuma falar com as mãos, então é a luz vermelha que está acesa. Faça um teste: mude de assunto e verifique se ele quase relaxa imediatamente (observe os ombros: se ele estivesse mentir, os ombros mostram a tensão).

A mentira precisa ser reforçada. Quando dizemos a verdade, basta dizer sim ou não. Quando mentimos, sabemos disto e incluímos um reforço desnecessário na resposta.

Se você pergunta se o trânsito estava ruim, ele diz que sim, que o trânsito estava ruim. Não gostou da frase? É porque podemos reler e encontrar o que incomoda;

Quando estamos conversando, não temos instrumentos para um replay. No texto, é quase um pleonasmo; na fala, vem acompanhada com beletrismo, hipercorreção. “Você tava?”. A resposta: “Sim, eu estava?”. Se as respostas demorarem a chegar, o cara está procurando o texto na cabeça.

Você conhece seu namorado. Então, se ele fala bem e é desembaraço, vai revelar a mentira com gagueira ou respostas lacônicas, mesmo que cheias de adjetivos. O mesmo ocorre se o Mané é prolixo e começa a dar respostas objetivas e claras.

Para contar uma história inventada, ele sente necessidade de revelar detalhes sem importância e às vezes exagera. Não basta dizer que estava trabalhando: tem de dizer com o que estava ocupado e incluir acidentes e problemas. Por exemplo, ele diz que o computador travou e ele ainda não tinha salvado a tarefa, precisou recomeçar.

As emoções soam falsas. Se ele junta um fato engraçado nas desculpas, a risada vem atrasada. Se ele tentar mostrar-se indignado por ter perdido o sábado no escritório, a raiva não aparece.

Por fim, presentes, flores e carinhos fora de hora indicam alguma culpa no cartório. Se você não namora um ator digno de um Oscar, com estas dicas vai ser fácil pegá-lo na mentira.