Dicas fáceis para aumentar a libido

Libido é uma palavra latina e significa anseio ou desejo. O termo se popularizou com o médico austríaco Sigmund Freud, criador da psicanálise, que entendia a libido como a fonte dos instintos primários. Hoje, na prática, é usada para se referir ao desejo sexual. Às vezes, ela fica “tranquila” demais; nestes momentos, é preciso turbiná-la. Felizmente, com algumas dicas fáceis, é possível aumentar a libido.

dicas-libido

Mesmo quando tudo anda bem na relação amorosa, melhorar o desempenho sexual nunca é demais. O orgasmo melhora a qualidade de vida:

alivia crises de enxaqueca, melhora o aspecto da pele, reduz os sinais da TPM e as cólicas menstruais, melhora o sono, diminui o estresse, queima calorias, previne contra o infarto do miocárdio e aumenta a imunidade orgânica. Além disto – e principalmente – é uma atividade muito gostosa, fortalece o namoro e o casamento.

Sexo com qualidade

A primeira dica para aumentar a libido é sair da poltrona. O sedentarismo, além dos muitos males já bem conhecidos, prejudica todas as funções do corpo. Portanto, incluir qualquer tipo de exercício aeróbico no dia a dia – caminhar, correr, pedalar, nadar – ajuda bastante na qualidade das atividades na cama – o sono, inclusive.

Saunas e banhos turcos são ótimos para relaxar, abrir os poros e eliminar toxinas do organismo. Eles também aumentam a frequência cardíaca, estimulando a circulação do sangue, aspecto fundamental para uma boa vida sexual.

A rotina é uma das piores inimigas de uma boa vida sexual. Um pouco de aventura e de surpresa reaquece a paixão e aumenta a cumplicidade do casal. Novas experiências, desta forma, são sempre bem-vindas. Os mais ousados podem tentar uma relação num elevador em movimento, mas apenas um jantar em um restaurante romântico já é útil para começar a entrar no clima. Pensar em sexo durante o dia aumenta a predisposição para as relações, especialmente entre as mulheres.

A adrenalina é um hormônio e neurotransmissor que provoca a aceleração dos batimentos cardíacos e favorece a vasodilatação. A produção aumenta quando estamos em situação de risco iminente, mas é importante também para o sexo. Experimente trocar alguns passeios à beira do mar (que são igualmente românticos) por um mergulho em mar aberto. Isto pode tornar os momentos íntimos a dois bem mais agitados.

O suor, sempre menosprezado e temido, é um bom tempero para a vida sexual. Sentir o cheiro exalado por um corpo em movimento aumenta os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que aumenta a excitação. Experimente uma corrida (ou uma aula na academia) juntamente com o parceiro. Depois, quem sabe, uma chuveirada a dois.

Não é por acaso que o vermelho é “a cor do amor”. É uma cor quente, associada ao poder e à violência, mas também é a cor do sangue, a cor da vida. As diversas tonalidades estimulam o sistema nervoso e a circulação sanguínea, proporcionam mais energia física e elevam a autoestima. Não se deve, no entanto, exagerar dos vermelhos: em excesso, ele provoca ansiedade, agitação, confusões e irritação. Para os momentos de paixão, roupas íntimas são mais do que suficientes.

No momento da transa, a penetração e o orgasmo devem ser considerados o ápice da relação sexual. Antes disto, porém, é preciso deixar as coisas fluírem naturalmente. Uma massagem caprichada logo no início ajuda a aliviar as tensões e desligar-se das preocupações cotidianas, tanto para quem faz, quanto para quem recebe.

Tratamentos complementares, como a acupuntura, ajudam a aumentar o desejo sexo. A prática da ioga garante mais energia, aumenta a elasticidade e melhora o autoconhecimento corporal, além de tornar as ideias mais claras.

Sexo e rotina

O sexo não pode ser uma atividade mecânica. É difícil despertar o desejo quando, no dia a dia, existe a ausência de carinhos, beijos e abraços. Já está comprovado que o contato pele a pele aumenta os níveis de ocitocina, hormônio associado às contrações uterinas e à redução do sangramento no momento do parto. Ela está relacionada também ao prazer e bem-estar físico e emocional. Nos homens, a ocitocina reduz a agressividade.

O sexo não pode se tornar uma obrigação. Não é porque um casal faz sexo diariamente que isto deva ser uma “tarefa” inadiável. Em muitos dias, estamos cansados, desiludidos, tristes, preocupados. Nestas situações, o sexo não terá nenhuma qualidade. O melhor é que o casal durma abraçado, de conchinha. É possível que, na manhã seguinte, um parceiro acorde o outro com um café na cama, ou mesmo apenas com muitos beijos e abraços.

Conversar é fundamental para uma boa vida sexual, inclusive sobre o que satisfaz e o que é desagradável na cama. Parceiros sexuais devem ser cúmplices em todos os momentos que partilham. Saber ouvir os problemas e desejos é uma chave importante para fortalecer o relacionamento, com todos os sentimentos envolvidos.

Copa e cozinha

A alimentação balanceada é fundamental em todos os aspectos da vida. Em relação ao sexo, o abuso das carnes gordurosas provoca o entupimento das veias e artérias, dificultando, no médio prazo, a ereção do pênis e a lubrificação da vagina. A inclusão do alho na dieta faz o contrário: aumenta a irrigação sanguínea nos órgãos sexuais.

Mas nunca deixe as carnes vermelhas de lado. O consumo de filés, almôndegas, medalhões e associados (preparados com carne de vaca) aumenta a liberação de dopamina e norepinefrina, dois neurotransmissores responsáveis por alterações bioquímicas que, entre outras coisas, aumentam a sensibilidade no momento do sexo. As carnes brancas magras também precisam constar do cardápio, já que também melhoram a circulação sanguínea.

Uma dica especial: o cheiro do pepino é considerado um dos mais poderosos estimulantes para as mulheres, de acordo com pesquisa realizada em Chicago (EUA). Mais um bom motivo para caprichar nas saladas. Outro aroma excitante é o da amamentação, que aumenta o apetite sexual feminino, uma boa razão para visitar as maternidades e os novos bebês da família.

O chocolate contém feniletilamina, neurotransmissor relacionado ao humor, que também é disparado quando nos apaixonamos. Mas, cuidado:
em excesso, ele engorda e o teor de açúcar também pode ser prejudicial. Especialistas recomendam 45 gramas diários (um pequeno tablete).

Dê preferência aos produtos com maior teor de cacau.

Ainda sobre alimentos: nozes, amêndoas e castanhas, além das sementes de abóbora, contém arginina, um aminoácido que aumenta a circulação do sangue nos genitais. E são ótimos para um lanchinho a dois na cama.

As bebidas alcoólicas são estimulantes para o sexo. Uma ou duas taças de vinho, duas ou três latinhas de cerveja, ajudam a liberar as tensões e inibições, proporcionando conversas e flertes, mesmo entre casais já formados. A falta de moderação, no entanto, prejudica a vida sexual. Estudos indicam que as relações podem até acontecer, mas a percepção do prazer fica sempre prejudicada.

Em tempo: sexo não tem prazo de validade. Desde a adolescência, quando a vida sexual tem início, até a melhor idade, ele pode e deve ser fonte de prazer. Conhecendo o corpo e a personalidade do parceiro, as relações sexuais são fundamentais em qualquer etapa da vida.