Danças populares no Brasil e no mundo

Vivemos em um mundo com tanta mistura de cultura na música e na dança que nem sempre nos damos conta de que estamos praticando uma dança popular de alguma parte do mundo, por exemplo. Samba, flamenco, tango, zouk e salsa são algumas danças populares típicas de alguns países e mesmo quando achamos que já sabemos tudo sobre esses temas, sempre tem alguma curiosidade bem legal que não é do nosso conhecimento. Sendo assim, segue abaixo um breve resumo destas danças populares.

Zouk – o zouk vem das Antilhas e é muito popular na costa norte do Brasil. Esta dança popular, cujo nome pode ser traduzido na linguagem nativa como “festa”, tem duas vertentes: a brasileira e a caribenha. No Brasil, o zouk é dançado de forma bem similar à lambada, porém com movimentos mais lentos e precisos, prevalecendo a inclinação e circundação da cabeça.

Flamenco – o flamenco é uma dança típica espanhola e tem toda uma cultura de misturas que remontam os antepassados mouros e ciganos. É comum que os leigos confundam flamenco com música cigana, mas são duas coisas distintas. Além disso, também é errado deduzir que o flamenco só possa ser dançado acompanhado de castanholas. Existem vários palos ( ritmos) e para cada um deles pode-se fazer uso de abanicos (leques), mantóns (chales), bastón ( uma espécie de bengala) ou, simplesmente pode-se não recorrer à esses artefatos. Uma das fortes características do flamenco é o sapateado e os movimentos das mãos.

Samba – o Sampa é uma dança típica brasileira que tem origens nas danças rituais africanas. Apesar de ser conhecido em todo o país, para quem não é do Brasil o samba acaba ganhando a conotação de “dança do Rio de Janeiro”, justamente pelo apelo das escolas de samba.

Tango – o tango é uma dança típica argentina e é uma dança popular muito interessante pelo seu caráter teatral. Por ser uma dança bem passional, é comum que atraia casais para as apresentações ou aulas. Outro charme do tango está na caracterização para a dança, tendo tanto o homem como a mulher vestidos de forma impecável e elegante.

Salsa – a salsa (tempero em castelhano) é uma dança típica bem latina e tem duas vertentes: a cubana e a americana. A salsa cubana é mais sensual e com movimentos onde os parceiros permanecem mais tempos juntos, enquanto a salsa americana é caracterizada por ser bem mais performática e de palco.