Cursos de bijuterias online grátis

Aprender a fazer bijuterias pode se transformar em uma profissão rentável, qualificando o artesão para trabalhar como autônomo, comercializando as peças entre amigos e colegas de trabalho ou escola, em pequenos quiosques e até em lojas virtuais (muitos sites hospedam estas lojas por preços acessíveis). Existem muitos cursos de bijuterias online grátis que ensinam o “caminho das pedras”: são indicados especialmente para pessoas iniciantes ou de nível intermediário, mas é possível encontrar receitas de novas peças, novas tendências e harmonização com a moda: noite, trabalho, praia, etc. Portanto, estes vídeos, também gratuitos, são úteis para quem já atua no ramo.

Mas estes cursos de bijuterias online grátis também são indicados para quem quer desenvolver a criatividade e confeccionar suas peças personalizadas; trata-se de uma atividade lúdica e relaxante. Assim, podem ser feito inclusive por pessoas que querem desenvolver suas habilidades manuais.

Em muitos casos, as bijuterias podem substituir as joias verdadeiras – para a maioria, é difícil diferenciar joias de bijus. Mas é possível obter belos efeitos com miçangas e pedras de acrílico: basta ser original, obter noções sobre cores e formas.

Material

Em todos os casos – para quem quer se profissionalizar (ou reforçar o orçamento doméstico) ou apenas para desenvolver um hobby – ao pesquisar os diversos cursos de bijuterias online grátis, é preciso verificar o material necessário para desenvolver as peças: o curso pode ser gratuito, mas é impossível acompanhar as aulas sem fios, fechos, pedras de plástico e acrílico, ferramentas, etc.

É necessário um investimento para começar a estudar, mesmo que ele seja pequeno, especialmente se as compras forem feitas em regiões de comércio popular.

Garimpando com cuidado, é possível encontrar peças de boa qualidade, muito semelhantes às lojas mais sofisticadas.

Em geral, para um curso básico, é necessário adquirir alfinetes com cabeça e com ponta de argola, finalizadores, fechos, bases anzol, tarrachas, argolas de tamanhos diferentes, contas, alicates, uma caixa organizadora para facilitar o acondicionamento do material, vários tipos de corrente. Uma vez encerrado o curso e comprovada a qualidade das peças, para vender as bijuterias é preciso adquirir mostruários e embalagens.

Os cursos de bijuterias

É possível aprender a fazer bijuterias online, através de videoaulas ou de textos ilustrados que apresentam o passo a passo da confecção de várias peças. Em uma rápida pesquisa, podem-se encontrar receitas de brincos, colares, anéis, pingentes, cordões, pulseiras, etc. e até técnicas para folhear as bijuterias em ouro e prata.

O melhor de tudo é que as técnicas apresentadas variam desde pulseiras de miçanga até a aplicação de material semiprecioso, como jade, lápis-lazúli, fluorita, etc.

Alguns tópicos abordados nos cursos de bijuteria online grátis consultados são: trabalhando com elos, medindo e cortando correntes, montagem e finalização de colares com fio de náilon, de silicone e cordão encerado, colocação de fechos, confecção de peças com miçangas e pedrarias (inclusive pérolas sintéticas, amarradas conta a conta), aplicação de strass, etc.

Os sites de alguns cursos afirmam que ao final, o novo artesão será capaz de montar 11 peças diferentes. A carga horária varia de 12 a 40 horas e as videoaulas em geral podem ser assistidas quantas vezes forem necessárias para o aluno dominar as técnicas ou conferir se as bijuterias foram confeccionadas corretamente, sem risco de rompimento dos fios ou descolamento das pedras.

Nos vídeos disponíveis no Youtube, basta acessar o site e acompanhar as etapas de produção das peças. Existem inclusive aulas que ensinam a combinar vestuário e bijuterias, o que é útil para compor um visual atraente ou assessorar seus clientes.

Tornando-se profissional

Um artesão pode produzir excelentes peças, mas não dominar técnicas de gestão e vendas. É preciso aprender a formar preços, atender bem aos consumidores para fidelizá-los e compor orçamento, especialmente para quem pretende abrir uma loja. Existem cursos de técnicas de vendas que ensinam inclusive como superar a timidez no contato com os clientes.

Em tempo: há uma tendência bastante forte para o uso de biojoias, peças feitas com material natural e renovável, como madeira, cascas, sementes etc. Nestes tempos de preocupação com o meio ambiente, é importante conhecer as técnicas para o uso destas matérias primas, que se tornam um diferencial para os adornos e, consequentemente, para a sua comercialização.