O curso de Arquitetura e Urbanismo

A função primordial do arquiteto é projetar e coordenar a construção ou reforma de edifícios residenciais, comerciais e industriais de acordo com critérios de funcionalidade, beleza e conforto. O novo imóvel deve se integrar com o ambiente, seja combinando, seja contrastando com as antigas edificações e com o mobiliário urbano, o que, como o próprio nome diz, é o trabalho do urbanista, que também planeja o crescimento organizado de bairros e cidades.

Obras de Oscar Niemeyer, considerado o maior arquiteto do Brasil. Marquise Casa do Baile
Obras de Oscar Niemeyer, considerado o maior arquiteto do Brasil.
Marquise Casa do Baile

Arquitetura e Urbanismo é um curso de nível superior, realizado em dez semestres, com atividades teóricas sobre física, matemática e a história da arte, e muitas atividades práticas, realizadas em laboratórios de informática, maquetes, fotografia, tarefas de topografia, canteiro de obras, conforto ambiental e redução de impacto, ateliês para desenhos e projetos, visitas técnicas, estágios supervisionados, monitorias, iniciação científica, além de participação em concursos, palestras e seminários.

Muitos estudantes ficam em dúvida sobre optar por Arquitetura ou Engenharia Civil. As duas profissões agem na intervenção urbana por meio de construções. O arquiteto projeta e organiza os espaços, enquanto o engenheiro civil projeta e executa as obras. Enquanto cabe ao arquiteto o planejamento urbano, de monumentos e do patrimônio cultural, o engenheiro tem exclusividade das obras de infraestrutura.

Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha, Belo Horizonte (MG).
Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha, Belo Horizonte (MG).

No entanto, os caminhos destes dois profissionais se cruzam muitas vezes no cotidiano, já que ambos constroem edifícios, da análise do terreno ao acabamento final e instalação dos equipamentos, e esta convivência nem sempre foi harmônica. Por isto, já há alguns anos, as faculdades de Engenharia e Arquitetura oferecem disciplinas em conjunto para seus estudantes, para que todos conheçam o trabalho do futuro colega ainda na universidade.

O arquiteto faz a planta – na prancheta e com o uso de projetos gráficos, como o ArquiCAD e o AutoCAD –, escolhe o material que será empregado na obra (com exceção das fundações e da estrutura de concreto, atividades que necessitam do cálculo estrutural realizado pro um engenheiro), sempre considerando a destinação do imóvel, a ventilação e iluminação.

O Edifício Copan, no centro de São Paulo.
O Edifício Copan, no centro de São Paulo.

Um arquiteto precisa ter espírito de equipe e capacidade de liderança, porque, durante a execução de seus projetos, terá de coordena o trabalho de pedreiros, eletricistas, encanadores, pintores, além de jardineiros, técnicos de elevadores e todos os profissionais envolvidos na construção, da fundação à decoração.

Além disto, será necessário negociar preços e prazos de entregas com os fornecedores, além de se relacionar com os departamentos de apoio – administração, contabilidade, recursos humanos, etc. Estas tarefas são partilhadas com o engenheiro responsável pelo projeto.

O Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.
O Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

O mercado de trabalho está aquecido, especialmente em função do “boom” de construções provocado pelos futuros eventos esportivos que o país sediará. No entanto, especialistas afirmam que este aumento é pontual e sua regularidade depende da efetiva ocupação do entorno de estádios e arenas. Se não houver incentivo, por parte de todas as esferas de governo, para equipar a região que abrigará os jogos, e principalmente se a economia sofrer abalos, a construção civil poderá conhecer uma retração.

A maior parte das vagas para arquitetos está concentrada nas regiões Sul e Sudeste. O litoral do Nordeste também oferece opções, em função do crescimento do turismo, especialmente nas capitais. De acordo com o Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo, o salário de um recém-formado é de R$ 3.800 mensais, para uma jornada de trabalho de seis horas diárias.

O Congresso Nacional, sede do Parlamento brasileiro.
O Congresso Nacional, sede do Parlamento brasileiro.

Em resumo, o arquiteto urbanista é responsável por:

• projetar imóveis funcionais e confortáveis, de acordo com seu uso:
• planejar a construção de novos bairros e cidades, com seus edifícios e espaços de uso comum;
• revitalizar edifícios de importância histórica e conceber projetos para sua conservação;
• elaborar projetos de vivência e conforto cultural – inclusive para pessoas portadoras de deficiência – para grandes ambientes, como salões de eventos, shopping centers e cinemas;
• desenvolver projetos de decoração interior;
• projetar praças, parques e jardins.

O arquiteto pode ainda dedicar-se à criação de objetos, a partir de técnicas de desenho industrial, logomarcas para empresas e placas de sinalização.