Curiosidades sobre o beijo

Quem não gosta de beijar? Prova de amor e afeto, aumenta a autoestima e melhora o humor. Os registros mais antigos vêm da Índia: há beijos esculpidos nas paredes dos templos do Khajuraho. Gregos e romanos também adoravam beijar.

Guerreiros gregos se beijavam antes de entrar em combate. Entre os romanos, havia três tipos de beijo, o basium, trocado entre conhecidos, o osculum, entre amigos íntimos, e o suavium, entre amantes. Os imperadores de Roma só permitiam que os patrícios mais influentes beijassem seus lábios. Os menos importantes beijavam as mãos e, para a população comum, só restava a opção de beijar os pés.

No século XV, na Escócia, era comum o padre beijar os lábios da noiva, depois da cerimônia de casamento. Durante a festa, a noiva beijava os convidados homens em troca de dinheiro. Na mesma época, nobres franceses podiam beijar as mulheres que desejassem, mas, na Itália, quem beijasse uma virgem em público era obrigado a casar-se.

De acordo com o Livro Guiness dos Recordes, o maior beijoqueiro da história é o americano Alfred Wol, que beijou 8.001 pessoas em oito horas.

Vários artistas foram inspirados por este gesto de amor, entre eles, o escultor francês Auguste Rodin, que imortalizou o beijo numa escultura que se chama… “O Beijo”. No Largo São Francisco, em São Paulo, há uma cópia da obra em exposição permanente.

Para beijar, o ser humano utiliza 29 músculos: 17 da língua e 12 do rosto. O corpo todo entra em ação durante o beijo e os cinco sentidos são acionados. Com todo este serviço, o ritmo cardíaco mais que duplica durante um beijo apaixonado. Passa de 70 para 150 batidas por minuto, para oxigenar as células.
Um estudo feito na Alemanha mostrou que quem beija falta menos ao serviço. Além disso, beijoqueiros sofrem menos com problemas digestivos, ajuda a relaxar e reduz o estresse.

Há uma estátua de um soldado em Veneza, Itália, à qual se atribuiu, há pouco mais de cem anos, o dom de arranjar casamento rápido a todas as mulheres que a beijassem. Calcula-se que mais de sete milhões de pretendentes sapecaram uma bitoca no soldado desde então.

Um chefe de polícia japonês considerava o beijo uma indecência. Por isso, durante sua gestão, foram cortados milhares de cenas de beijos de filmes americanos. Em 1909, um grupo de americanos criou a Liga Antibeijo, por acreditar que era um hábito perigoso para a saúde. No Estado americano de Indiana, os homens de bigode são proibidos de beijar. Em Hartford, Connecticut, o marido não pode beijar a mulher aos domingos.

O beijo pode ser perigoso. Podem-se transmitir 250 bactérias e vírus num único entrelaçar de línguas. É bom conferir a saúde do parceiro. Por outro lado, o beijo também faz uma troca de material orgânico, que aumenta a produção de anticorpos.