Curiosidades sobre a televisão

Quem não curte assistir televisão? Há quem diga que ela deixa as pessoas menos inteligentes, mas a verdade é que todos em algum momento da vida, pararam na frente dela para assistir algum programa. Séries, filmes, programas de auditório, novelas, infantis…não há como não se encantar com essa tela mágica.

Mas você sabe a história da televisão? E suas curiosidades? A seguir, algumas informações sobre essa criação fantástica voltada ao entretenimento sem sair do sofá.

Oque é a TV e seus criadores

Televisão vem do grego tele- distante e do latim visione- visão. A televisão reproduz som e imagem instantâneas, através de um sistema eletrônico e de conversão da luz e som em ondas eletromagnéticas no aparelho de televisão. Essas imagens e sons são transmitidas nos televisores, através de cabos que recebem ondas eletrônicas dos locais de onde se fazem as imagens e som.

Em 1923 o inventor Vladimir Zworykin patenteou o tubo para câmaras de televisão. Mas foi pelas mãos de John Logie Baird e Philo Farnsworth que a tv foi realmente conhecida em26 de fevereiro de 1926. As primeiras tv´s eram na verdade, rádios adaptados com um tubo de neon com um disco giratório mecânico e que produzia imagens mas vermelhas e pequenas do tamanho de um selo de carta. Com o passar do tempo os modelos de tv´s foram sendo aperfeiçoados até chegar nos dias atuais.

Curiosidades

Você sabia que a televisão tem uma padroeira? Sim, é Santa Clara. O dia internacional da televisão é comemorado no dia 11 de agosto, por conta do nascimento dessa santa, ao invés de ser comemorado no dia 26 de fevereiro. Isso tudo é por que Santa Clara, nascida em 11 de agosto de 1194, um ano antes de sua morte em 1252 na noite de natal, teve uma visão com a missa que ela não pode estar presente devido a uma grave doença. Ela relatou para suas irmãs de convento, tudo exatamente todos os detalhes da missa, como se tivesse um televisor no quarto.

As novelas brasileiras são as mais famosas doo mundo, sendo exportadas para mais de 120 países. A rede Globo é a maior emissora brasileira, e já exportou novelas como Escrava Isaura e Bem Amado e Caminhos das Índias.

A tv no Brasil chegou na década de 50 e sua primeira emissora foi a tv Tupi. Em 1960 Chico Anysio trouxe para nosso país o video tape. Com a chegada dele os programas passaram a ser 80% gravados e mais emissoras aparecerem como Rede Globo, Rede Record e Bandeirantes.