Conheça os alimentos que te deixam feliz

Tudo o que comemos pode afetar nosso humor, isso acontece porque o alimento altera o equilíbrio dos hormônios no cérebro. Saiba como a novidade funciona.

Você já pensou em quantas vezes já recorreu a uma barra de chocolate quando estava triste e o seu humor melhorou? Pois essa descoberta científica pode ser usada a seu favor, conheça os alimentos que proporcionam boas emoções e aproveite!

– Cogumelos acalmam a ansiedade

Por quê? Eles possuem selênio, um mineral que força o sistema nervoso central a relaxar, assim a ansiedade vai embora junto com as preocupações até mesmo nas piores crises nervosas.

Tome nota! Para acentuar o resultado dos cogumelos, misture ¼ de xícara de molho de tomate com cogumelos frescos. Pode aplicar a algum prato, como macarronada. A união fará com que a produção de endorfinas seja multiplicada, um hormônio que ajuda a acalmar.

– Gérmen de trigo contra a frustração

Por quê? Uma das principais fontes de zinco, mineral que acabam com a insatisfação e a sensação de fracasso, já que ajuda a aumentar os níveis de dopamina no cérebro, neurotransmissor capaz de gerar prazer.

Tome nota! ¼ de xícara de gérmen de trigo no cereal pode ser misturado ao iogurte e consumido pela manhã.

– Leite com chocolate para reduzir o estresse
Por quê? Uma pesquisa realizada na Inglaterra por especialistas em nutrição confirmou que a bebida impede a produção de cortisona, o hormônio causador do estresse, por até duas horas.

Tome nota! Quando estiver em crise, beba um copo de 300 ml da bebida. Mas não exagere, pois o achocolatado é calórico.

– Pudim de baunilha traz alegria

Por quê? O aroma doce da baunilha incentiva o organismo a liberar serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar. Mas só ocorre por cerca de 10 minutos. A sobremesa possui cálcio, nutriente que ajuda a amenizar a tensão, depressão e mudanças bruscas de humor.

Tome nota! Deguste uma fatia da sobremesa por dia em momentos que você estiver “para baixo”.

Turbine seu bom humor

– Linhaça, azeitona e óleo de coco contêm gorduras saudáveis que ajudam a estimular a serotonina no cérebro, fazendo com que você se sinta em paz e feliz.

– Evite doces e café. O açúcar e a cafeína diminuem os níveis dos hormônios que proporcionam o bem-estar das pessoas mais sensíveis.