Como funcionam as olimpíadas?

As olimpíadas são sempre realizadas de quatro em quatro anos, reunindo atletas do mundo todo para disputar provas dentro de várias modalidades, tendo alterações no seu funcionamento e significado ao longo do tempo.

As olimpíadas têm seu primeiro registro em 776 a.C , quando a sua função era homenagear Zeus, sendo que os jogos olímpicos ocorriam de quarto em quatro anos acontecesse o que acontecesse. Ou seja, nesta época, as olimpíadas eram capazes de interromper guerras e combates, reunindo todos os atletas pelas mais diversas cidades da Grécia antiga. Nesse primórdio, as competições mais populares eram corrida, pentatlo, salto em distância, arremesso de disco, lançamento de dardo, luta livre, boxe, pancrácio, corrida de cavalos e corrida de bigas.

Vale lembrar que nesta época os jogos não eram disputados, eles eram celebrados e, por volta de 394 d.C. os jogos olímpicos foram banidos por questões religiosas, voltando a ocorrer 1.500 anos depois, na era moderna, através do esforço do esportista francês Barão Pierre de Coubertin.

Já na era moderna, criou-se todo um ritual que segue até os dias atuais, estruturando a festa que são os jogos olímpicos. A abertura de uma olimpíada geralmente ocorre com o hasteamento da bandeira do país anfitrião junto ao seu hino nacional, seguida por apresentações performáticas que envolvem música, dança e teatro. Logo após a parte artística da abertura dos jogos olímpicos temos o desfile dos atletas de cada país.

A parte mais aguardada e que é a marca registrada de toda e qualquer olimpíada é o o o momento em que a tocha olímpica é levada para o estádio e passada de mão em mão até acender a pira olímpica, que deve permanecer acesa até o fim dos jogos.

A cerimônia de entrega de medalha é realizada após a o término de cada atividade, sendo que existe uma classificação de primeiro, segundo e terceiro lugar ( ouro, prata e bronze, respectivamente). Logo após as medalhas serem distribuídas, as bandeiras dos países que os atletas vencedores representam são hasteadas e o hino do país do atleta que ganhou a medalha de ouro é entoado.

Para o encerramento é feita uma nova festa com dança, teatro e música, além da presença dos atletas de todas as delegações. É feito um discurso de encerramento e a chama olímpica é apagada, colocando fim a um ciclo que só será retomado quatro anos depois em outro país.