Como funciona um cofre

Normalmente os cofres são feitos de metal, especialmente pensados para que ninguém possa abrir, exceto a pessoa que possui a chave da fechadura. Cofres muito grandes não são encontrados à venda, e precisam ser encomendados. Quem quer o objeto decide se vai ser embutido ou não. Os sistemas de segurança, a sala especial, ou mesmo secreta precisa ser construída e todas as configurações são feitas de acordo com o comprador.

Guardado a sete chaves

1. Os cofres mais seguros são da categoria III, localizados em salas com paredes com cerca de 80 cm de largura. A estrutura é como um sanduíche: placa de aço, concreto e outra placa de aço. O teto, o chão e até mesmo as paredes podem ter camadas de modo semelhante.

2. Sensores detectam movimento de possíveis larápios na sala do cofre. As câmaras de vídeo ficam no teto e se movem em 360º. O invasor não consegue ver em que ponto a câmera está filmando devido a um filme escuro em volta da lente. A própria câmera pode ter sensores de movimento.

3. O cofre é aberto em dias em horas programados antecipadamente. A duração da abertura também pode ser programada de antemão. Outro método é abrir o objeto através de uma senha, modificada a cada semana.

4. Oito barras de aço maciço entravam a porta. Essas barras são movidas pela programação e mecanismos de um motor. Esse sistema de abertura é protegido por um vidro. Se ocorrer uma ruptura no vidro, outras barras de segurança são acionadas mecanicamente.

5. Em caso de invasão, os sensores e câmeras enviam alertas a três lugares: a central de monitoramento do cofre pelas câmeras, a central da instituição que cuida da segurança do cofre e o posto policial mais próximo para que mandem reforços ao local da invasão.

No caso de cofres comuns, a abertura é feita por meio de um conjunto de números.
1. O último disco da fileira é controlado pelo disco que contém os números e destranca a entrada.

2. O primeiro número que forma a combinação é rodado em sentido anti-horário, e o segundo no sentido anti-horário. As rotações são uma oposta à outra.

3. Quando o disco principal é rodado, os outros também são acionados, devido ao dente do primeiro, conectado aos outros.

4. A sequência correta mantém todos os discos com as trancas na mesma linha. O enfileiramento destrava o cofre e libera a abertura.