Como descobrir número do cartão SUS pelo CPF

descobrir-cartão-sus-pelo-cpf

O cartão do SUS registra todos os procedimentos médicos. Saiba como descobrir o número e consultar o cartão do SUS pelo CPF

Para descobrir o número do Cartão do SUS – e também para se cadastrar no Sistema Único de Saúde – é necessário ter uma conta no portal do Governo Federal. Trata-se de um site que agrupa todos os serviços prestados pelo governo federal aos cidadãos brasileiros.

São mais de 3.300 serviços públicos disponíveis – e metade deles é totalmente digital. É possível acessar links para órgãos governamentais, como a Receita Federal e o INSS, e consultar também os atendimentos presenciais, bem como os documentos necessários, etc.

Conecte SUS

O Conecte SUS é a versão digital do cartão do SUS, emitida pelo Ministério da Saúde. Os cidadãos cadastrados podem baixar um aplicativo gratuito, disponível para os sistemas Android e iPhone, para marcar consultas médicas, agendar agendamentos, encontrar postos de saúde nas imediações, etc.

Para saber o número do cartão do SUS, basta acessar o site do ConecteSUS e informar o CPF. O registro visual também fornece todo o histórico de procedimentos médicos realizados no Sistema Único de Saúde.

descobrir-cartão-sus-pelo-cpf

A página Conecte SUS (reformulada recentemente), reúne informações sobre atendimentos, vacinas, exames, histórico de saúde, medicamentos receitados e ministrados, etc.

É nesta página que o CPF e a senha cadastrada devem ser informados para que os cidadãos brasileiros possam ter acesso aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através do portal Gov.BR. Quem esquecer a senha pode recuperá-la com os dados do título de eleitor ou da CNH, informações bancárias ou previdenciárias.

O histórico de procedimentos médicos é importante porque ele concentra as informações todos os brasileiros que já se submeteram a uma consulta em um posto de saúde, em qualquer localidade do país.

O sistema ainda está sendo informatizado, mas o objetivo é que todos os procedimentos: consultas, exames laboratoriais e de imagens, vacinações, medicamentos ministrados, evolução do quadro clínico, reações e efeitos colaterais, etc. sejam reunidos.

É como se todos os usuários do Sistema Único de Saúde portassem um arquivo com todas as intervenções de saúde. Desta forma, um médico no Amazonas tem acesso a procedimentos realizados no Rio Grande do Sul, por exemplo.

O número do CPF consta do cartão e também da maioria das cédulas de identidade emitidas pelas secretarias estaduais de Segurança Pública. A Receita Federal não emite mais o cartão físico para novos contribuintes, mas a identificação também pode ser verificada no site da Receita Federal.

O passo a passo

1) Acesse o site do ConecteSUS e clique no botão “Próximo”, no centro da tela inicial.

2) O site transfere o internauta para o portal Gov.BR. Faça o login com os seus dados ou cadastre-se, clicando no botão “Crie sua conta Gov.BR”. O cadastro é feito com o número d CPF.

3) Caso o interessado ainda não seja cadastrado como contribuinte, é preciso antes fazer a inscrição no site da Receita Federal . O site emite o novo número do CPF imediatamente.

4) Uma vez realizado o acesso, o internauta é redirecionado novamente ao DigiSUS. Clique em “Minha saúde”, no menu apresentado na lateral esquerda da tela, logo abaixo da aba “Home”.

5) No alto da tela seguinte, surge o nome completo do segurado e o número do cartão do SUS (Meu Cartão Nacional de Saúde). Caso seja necessário, clique em “Acessar”, para visualizar uma versão digital do cartão.

6) Logo abaixo do cartão virtual, é apresentado um QR Code. Caso seja necessário ter o cartão físico, basta clicar no ícone de compartilhamento (no canto superior direito da tela) e fazer o download do cartão do SUS em formato .png, já pronto para impressão.