Como as grandes religiões veem a morte

1. Budismo

Os budistas entendem a morte como parte da vida, embora sofram pela perda. O corpo fica perto de onde foi a óbito e acendem-se velas e incenso no local, ou em casa, onde são feitas as orações. O rosto do falecido recebe um pano branco. Para apaziguar os familiares e amigos, um monge budista recita textos sagrados de conforto.

como religiao lida morte

2. Cristianismo

Para os praticantes desta religião, a alma dos mortos segue para o paraíso ou o inferno. Os católicos acreditam que depois da morte existe um purgatório. Para outros cristãos, há apenas um sono profundo que dura até o Juízo Final. Os cristãos sofrem a perda, e são consolados por pessoas próximas. Eles rezam pela alma do moribundo, para que seja livre dos pecados e chegue ao céu.

– Quando um católico está à beira da morte, é ungido por um padre, com óleo dos enfermos, e orações sobre perdão do espírito. De acordo com as tradições do catolicismo, o falecido precisa ser bem lavado, perfumado e bem vestido.

3. Hinduísmo

Os hindus creem na reencarnação, até que o espírito seja livre. O próximo corpo – humano ou animal – depende dos comportamentos em vida. Quando alguém morre, começam os rituais para livrar a alma do corpo terreno, que na maioria das vezes é cremado.

– Para iniciar o desprendimento, antes de morrer, o moribundo fica ao ar livre, no chão com a cabeça em direção ao sul. Antes de ser vestido com roupas de festa, o corpo é lavado e untado com pasta e óleo de sândalo. As mulheres recebem penteados e os homens são barbeados. Um pano recobre todo o corpo, com exceção do topo do crânio.

4. Islamismo

Para os mulçumanos, tanto o nascimento quanto a hora de partir depende de Alá. Eles vivem de acordo com o que aprendem sobre Deus, e não sofrem à espera da morte. Os islâmicos acreditam que aqueles morrem em combate, em lutas pela fé vão direto para o céu, enquanto os outros passam por um ritual de reconhecimento do poder de Deus.

– O morto é lavado por parentes do mesmo sexo, preparado e perfumado. Os familiares e amigos proferem uma oração para afastar o demônio e exaltar Alá como único deus, para que o falecido saiba que deve encontrá-lo no paraíso.

5. Judaísmo

Para os judeus, o momento da partida é natural, pois eles estão apenas de passagem por essa vida, como hóspedes ou visitantes. A alma permanece, mesmo que o corpo morra. Caso tenham sido bondosos em todos os aspectos, são recompensados do outro lado. Para chegar livres de coisas mundanas, é preciso alguns rituais.

– No lugar onde o judeu morreu, amigos e parentes abrem as janelas, e retiram todos os acessórios do falecido que reflitam o mundo, como brincos e chapéus. O caixão é providenciado rapidamente, e deve ser de madeira, do tamanho ideal, um pano preto como forro, com a estrela de Davi estampada. Os caixões são padronizados para lembrar que todos são iguais perante a morte.