Religião

Quem são os quakers?

O nome significa “tremedores”. Apesar disto, os quakers, cujo nome oficial é Sociedade Religiosa dos Amigos, são uma reação aos abusos da Igreja Anglicana. Os membros desta confissão religiosa rejeitam qualquer organização clerical para viver, no recolhimento, dedicados à pureza e à prática da caridade e do pacifismo. Os quakers se unem na necessidade da …

Quem são os quakers? Leia mais »

Milagres existem?

Na acepção do termo, milagres são acontecimentos extraordinários à luz dos sentidos e dos conhecimentos disponíveis. Milagre deriva do latim “miraculum”, do verbo “mirare”, que significa “maravilhar-se”. Na Idade Média, no entanto, milagre era apenas a encenação de um texto religioso sobre a ação dos anjos, que chegou a fazer parte dos ritos oficiais da …

Milagres existem? Leia mais »

O prepúcio de Jesus

A circuncisão, ou exérese do prepúcio, é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção do prepúcio, uma prega cutânea que recobre a glande do pênis. É uma das cirurgias mais comuns no mundo, mas, entre os judeus, ela adquire contornos religiosos. Por isto, como todo membro do sexo masculino da comunidade judaica, Jesus foi circuncidado …

O prepúcio de Jesus Leia mais »

Os Gladiadores do Altar

Jovens de várias idades (todos do sexo masculino), eles adentram pelo templo, marchando e gritando que querem o altar. Os Gladiadores do Altar se perfilam em frente ao altar e batem continência para Deus. Esta é a nova iniciativa da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), criada em julho de 1977 pelo bispo Edir …

Os Gladiadores do Altar Leia mais »

As heresias cristãs

O Cristianismo, nos primeiros séculos, conheceu diversas perseguições. Tudo mudou a partir do século IV, quando o imperador romano Constantino I se converteu, promulgou o edito de tolerância (que permitia as cerimônias) e, em seguida, alçou o Catolicismo a religião oficial do Estado. Houve, no entanto, um problema. O imperador conheceu a nova fé através …

As heresias cristãs Leia mais »