Cavitação: Lipo sem cortes

Quem não quer ter um corpo bonito, esbelto, a silhueta perfeita? Na moda atual, beleza e magreza são obrigatórias. No entanto, com exceção de um número mínimo de mulheres geneticamente bem dotadas, que não precisa se preocupar com celulite, estrias e gordura localizada, a imensa maioria precisa de muito esforço para manter a boa forma: dietas rigorosas, exercícios físicos, tratamentos estéticos e até cirurgias plásticas. No entanto, nem todas as mulheres querem ou podem se submeter a uma cirurgia. Mas existe um novo tratamento que promete oferecer uma lipo sem cortes.

Existem muitos tratamentos que prometem bons resultados, como as massagens modeladoras e drenagens linfáticas. Agora, chega uma novidade: a cavitação, que é a vaporização de um líquido pela redução da pressão. O tratamento é feito a uma temperatura constante, durante a movimentação do próprio líquido, e promete resultados semelhantes aos de uma lipoaspiração.

Na cavitação, através de um ultrassom de alta intensidade em contato com a pele, as membranas das células de gordura (adipócitos) são rompidas. Em condições normais, o material das células mortas é naturalmente absorvido pelo organismo e transformado em energia.

Antes de se submeter à lipo sem cortes, porém, é preciso verificar se o equipamento empregado tem licença da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Natural): a intensidade das ondas ultrassônicas pode ultrapassar a camada de gordura e lesar tecidos musculares e mesmo órgãos internos. O site da ANVISA (www.anvisa.gov.br/datavisa) disponibiliza a consulta dos produtos autorizados.

O procedimento é indicado para abdômen, costas, papada, braços, culotes e flancos. A cavitação é indicada para mulheres com sobrepeso, mas não para as obesas, com Índice de Massa Corporal acima de 30, pois, nestes casos, a gordura já se espalhou por áreas subcutâneas extensas. No caso da celulite, a paciente terá benefícios se a pele apresenta o aspecto “casca de laranja”, antes que se formem nódulos doloridos.

O procedimento e os cuidados necessários

São até dois meses de trabalho, com sessões semanais ou quinzenais, para permitir o descanso da pele, de uma hora cada. A lipo sem cortes reduz medidas e elimina a gordura localizada. O procedimento é contraindicado para quem sofre de esteatose hepática (mais conhecida como acúmulo de gordura no fígado). Especialistas recomendam que a paciente tenha ao menos 19 anos. Ao fim da adolescência, os hormônios começam a entrar em equilíbrio.

Quem deseja submeter-se à cavitação precisa fazer uma série de exames, para mensurar os níveis de triglicérides, colesterol e enzimas hepáticas. Outra avaliação necessária é a bioimpedância, que é a análise na massa corporal e a quantidade de gordura localizada que se pretende retirar. A avaliação define o número exato de sessões.

O resultado da cavitação é uma silhueta mais simétrica e o principal atrativo da lipo sem cortes é a desnecessidade de submeter a paciente ao pré e pós-operatório, além de eliminar os riscos inerentes à cirurgia. Mesmo assim, a avaliação médica é extremamente importante: existem casos de pacientes com labirintite, síndrome do pânico e histórico de hérnia abdominal mal orientados que desenvolveram gordura no fígado; o mesmo já ocorreu com mulheres que usam DIU (dispositivo intrauterino) e portadoras de marca-passo.

A cavitação também é contraindicada para mulheres grávidas e no período de lactação, portadoras de epilepsia, câncer e cirrose, hipertensas e cardiopatas. Quem tem dermatites ou cicatrizes recentes também deve evitar o tratamento.

Os resultados

Nem todas as mulheres respondem igualmente à cavitação, porque o tratamento consiste basicamente no rompimento dos adipócitos, que podem concentrar diferentes quantidades de líquido em seu interior: quanto maior a quantidade, melhor será o efeito final. No entanto, especialmente quando aliada à drenagem linfática, a lipo sem cortes é uma excelente opção para quem quer perder medidas.

Seja como for, como qualquer outro tratamento estético, a cavitação não é um procedimento milagroso. A técnica realmente queima gordura e apresenta bons resultados, mas, se não estiver aliada a um programa de exercícios físicos e a uma dieta balanceada, o novo shape vai durar poucos meses: alimentação inadequada e sedentarismo serão os responsáveis pela formação de novos depósitos de gordura.