Cadastro de autônomo e emissão de nota fiscal em 10 passos

10 passos para o cadastro de autônomo e emissão de nota fiscal

Sei que em cada prefeitura tem sua burocracia e procedimentos na realização dos serviços para a população, e posso dizer que aqui em Guarapari as coisas foram bem complicadas e morosas. Bom, minha intenção neste post é mostrar como fiz para me cadastrar como autônomo e obtive autorização para emissão de nota fiscal. Vale deixar claro que dependendo do humor dos funcionários públicos, você consegue o que precisa de forma mais simples. Eu não tive muita sorte.

Ah, aqui na prefeitura eles não emitem nota fiscal avulsa.

Se você deseja e precisa se cadastrar como profissional liberal para emissão de nota fiscal, antes de seguir até à prefeitura, prepare-se psicologicamente para enfrentar uma maratona.

– Ir no protocolo da prefeitura com cópia dos documentos pessoais (Identidade, CPF), pedir o cadastramento como autônomo. Você vai preencher duas folhas com seus dados pessoais.

obs. Em outras cidades também pede cópia de algum comprovante de residência.

– Será encaminhado para outras três repartições para carimbar uma das folhas.

– Pagar o DAM (Documento de Arrecadação Municipal). Aqui o valor é de R$ 30,19.

– Perguntar no protocolo quando será liberado a inscrição municipal. Vá para casa e volte no dia informado.

– Aproveite para passar na gráfica de sua preferência para pegar à autorização de impressão de documentos fiscais, são três vias. Preencha com os dados que você já tem e o modelo de nota fiscal que deseja confeccionar.

– Volte no protocolo da prefeitura, informe que quer pedir a autorização para emissão de nota, pegue mais duas folhas (as mesmas que citei no 1º item) e preencha novamente. você será encaminhado para pagar outro boleto (taxa de expediente, taxa alvará e imposto sobre serviços de qualquer natureza). Paguei um total de R$ 138,90 para à atividade de Publicitário.

Neste momento, além do endereço completo, com quadra, lote e loteamento, a prefeitura vai pedir o número do IPTU para localizar o imóvel em que vai trabalhar. No meu caso, dei o da minha casa.

– Carimbe mais uma vez uma das duas folhas em três repartições diferentes.

– Pegue outro boleto (DAM), desta vez, referente ao AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais).

– Volte no protocolo com todos os documentos. O funcionário vai pedir para você voltar no dia seguinte, não reclame, faça isso, não tem jeito.

10º – No outro dia, pegue a autorização, vá na gráfica, espere a confecção dos blocos e depois é só correr para o abraço.

Espero ter sido útil. Boa Sorte!

108 comentários em “Cadastro de autônomo e emissão de nota fiscal em 10 passos”

  1. MARCIO DOS SANTOS ROSA

    Para o Ivan Emídio ele pode entrar no site do MEI ( microempreendedorindividual ) e lá tem a função de pedreiro. Mas primeiro procure a prefeitura pra saber se o seu endereço serve gomo endereço da empresa que vai abrir, aí vc precisa de uma auautorização de ocupaçã. .o de solo e paga uma taxa .aqui em campinas – SP é dê 26 reais. Depois que vc for n prefeitura aí fica mais fácil até pq se não fizer isso é se cadastrar na prefeitura não adianta de nada e entre no site apenas pra tomar conhecimento depois que fizer o burocrático da prefeitura aí vc abre e faz o seu cadastro no site do MEI.

  2. Olá preciso tirar o RPA urgentissímo!!!
    Foi muito útil as informações acima, mas quanto tempo leva mais ou menos, estou em SP.
    abs…

  3. Sou eletricista formado pelo SENAI RJ alguns
    Condomínio estão me pedindo nota fiscal
    Sou autônomo posso ter nota avulsa onde e como fazer.
    A
    Atenciosamente;
    Juviano
    RJ

  4. Bom dia!
    Gostaria de saber sobre qual a porcentagem que pago referente a nota fiscal emitida. Sendo que irei trabalhar como prestadora de serviço.

    Peço que se possiel me envie uma resposta urgente

  5. cara os 30,00 + 138,00 foi so para seu cadastro e autorizaçao para emitir notas correto?

    quanto vc paga de imposto sobre nota fiscal emitida quantos %% ?

    valeu

  6. Meu amigo é autonomo e já é cadastrado pois ele tem carimbo e Recibo de Autonomo. Ele nunca usou esses , aproximadamente uns dez anos. Gostaria de saber se ele pode começar a usar o recibo e o carim agora? desde jámuito obrigada

  7. Carlos eduardo garcia theodo

    tenho uma empresa comercio compra e vendas no super simples
    sou vendedor de uma empresa que estar me solicitanto nota fiscal para me pagar a comissão da vendas a NFe carioca serve como prestador de serviço para eu receber comissão de serviços prestado

  8. olá pessoal, trabalho fazendo serviços de faz tudo manutençoes domesticas, elétrica e outros omo (autônomo) como faço para ter cnpj ? fiquem com Deus des de já obrigado

  9. everson alves vieira

    gostaria de saber como fasso para me cadastrar na prefeitura pra obter nota fiscal eletrônica qual é o primeiro passo o que devo fazer pois ja tenho o meu c.n.p.j estou perdendo varios serviços por não ter nota fiscal eletrônica, pois sei que a nota fiscal a de papel ja não está sendo mas ultilizada aguardo uma resposta procuro um contador vou até a receita ou vou até a prefeitura obrigado everson alves vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *