Cachorro ideal para apartamento

Quando se mora em um apartamento e vem aquele desejo de ter um cachorrinho para fazer companhia é normal se perguntar qual é o cachorro ideal para apartamento. Geralmente os cachorros de pequeno porte são aqueles que estão mais propensos a se adaptarem em espaços menores. Cachorros grandes também podem se adaptar a apartamentos, dependendo do comportamento e perfil da raça, mas se eles já tiverem o costumo de viver em casa ou quintal, será mais difícil educá-los num apartamento.

Neste sentido, as melhores raças para se criar dentro de um apartamento, pensando em cachorros de pequeno porte, são: maltes, bichon frisé, pug, buldogue francês, boston terrier, west terrier, welsh corgi e outros. Mesmo assim, existem cachorros de médio e grande porte que são ótimos para se adaptar em apartamento, como o Rottweiler e Golden Retriever, que costumam ser bem calmos quando criados neste tipo de ambiente. O segredo para esses cachorros de grande e médio porte é ter uma rotina de tentar sair para passear com eles ao menos duas vezes ao dia, para que eles possam gastar a energia. Na verdade essa dica deve se aplicar a todos os cachorros, independente do porte.

A questão de saber qual é o cachorro ideal para apartamento se prolonga numa outra questão: como educar cachorros em apartamento? O pincher, por exemplo, é um cachorro de porte pequeno, mas não necessariamente é um cachorro próprio para viver em apartamento. É do comportamento do pincher latir de forma estridente e, em alguns casos, incansavelmente. Sendo assim, o ideal é que desde que o cachorro é filhote se ensine que ele não precisa latir sem parar, um tratamento que requer muita paciência e dedicação.

O fato é que o cachorro que vive em apartamento precisa de muito carinho e disciplina. O carinho está em procurar dar atenção para o seu animalzinho de estimação, levando-o para passear com freqüência, nem que seja somente nos fins de semana. Chegar em casa e brincar bastante com o cachorro também é uma ótima idéia para aliviar o stress desse seu amigo de quatro patas que passou o dia inteiro te esperando. Quando o cachorro não fica sozinho o dia todo no apartamento, é mais fácil educá-lo e identificar manias que possam ser sinais de stress. Caso contrário, atenção redobrada no comportamento do seu pet é fundamental.

Já que o animal não terá um quintal só para ele, adaptar alguma parte do apartamento para que seja o local em que ele deve dormir, fazer as necessidades e onde lhe será servida a ração também são fatores importantes para educar e treinar o cachorro para viver dentro de um apartamento.