Bali – point de surfistas do mundo todo

Bali é uma das mais de 13 mil ilhas da Indonésia, país asiático banhado pelo oceano Índico; A “ilha dos mil templos” é um point que recebe surfistas do mundo todo, além de viajantes que querem curtir praias quase selvagens, que margeiam florestas tropicais. Para completar, o centro da ilha é montanhoso, com atividade vulcânica.

Os habitantes da ilha são majoritariamente hindus (com forte influência budista nos rituais), ao contrário do restante do país, que tem maioria muçulmana. É o principal destino turístico da Indonésia. Bali foi “descoberta” primeiro pelos hippies, que lá chegaram nos anos 1960, em busca de meditação. As fotos da região, publicadas inicialmente em revistas australianas, chamaram a atenção dos surfistas.

O clima é quente o ano inteiro, o inverno é seco e o verão, chuvoso. No período seco (a alta estação, entre abril e novembro), sopram os trade winds, ventos que entram quase diariamente na ilha, especialmente no sul e oeste. É o período ideal para os surfistas, que encontram ondas perfeitas para a prática do esporte.

As praias mais procuradas são Uluwatu, mais isolada e com poucos, mas bons hotéis e restaurantes, e Padang-Padang, com melhor infraestrutura, situada mais ao sul (próxima à ponte que liga à ilha de Java), que oferece boas pousadas onde acontecem festas quase todas as noites, além dos warungs, barracas que oferecem alimentos e bebidas típicos praticamente durante todo o dia, o que os transformam em points de surfistas e mergulhadores. Uma refeição num warung custa cerca de cinco dólares.

Na estação chuvosa, os ventos mudam e passam a soprar a leste da ilha. Em Sanur, Nusa Dua e diversas outras praias, começam a funcionar longas direitas de qualidade internacional. Neste período, grandes ondulações não ocorrem com a mesma frequência, mas ondas médias, de até seis pés, acontecem quase todos os dias. As praias ficam mais vazias e os preços caem bastante.

No Brasil, existem voos de São Paulo para Bali, com conexões em Amsterdã e Jacarta ou Johanesburgo e Hong Kong. O visto de entrada para a Indonésia, para estadias de até 30 dias, pode ser obtido na chegada ao Aeroporto Internacional de Bali. É preciso passaporte com no mínimo seis meses de validade, passagem de volta e o pagamento de uma taxa. Para entrar por mar ou ficar mais de um mês, é preciso pedir o visto na embaixada.