As escaladas nas torres mais altas do mundo

Um dos “alpinistas urbanos” mais famosos é o francês Robert Alain Philippe, que ganhou o apelido de Homem-Aranha por ter, em seu currículo, escaladas dadas como impossíveis, por serem muito altas ou por terem a fachada muito irregular.

O Homem-Aranha já escalou a Torre Eiffel (em Paris), o Canary Wharf Londres), a Torre Sears (Chicago, atualmente rebatizada como Willis Tower) e o Empire State Building (Nova York, também escalado por King Kong, o gorila gigante do cinema). Ele, porém, não foi o único a vencer os desafios.

Robert Alain Philippe em uma de suas escaladas.
Robert Alain Philippe em uma de suas escaladas.

A Torre Eiffel, erguida para a Exposição Universal de 1889 (ela seria demolida depois do evento) possui 324 metros de altura; a Torre Sears, 442 metros; e o Empire State Building, também “personagem” de “Tarde Demais para Esquecer”, 381 metros. Até 1972, o edifício se manteve como maior construção do mundo.

O Canary Wharf (significa Cais das Canárias, pois abrigava originariamente um porto do qual saíam exportações para as Ilhas Canárias) é um complexo de três edifícios que já tiveram o título de “mais altos da Inglaterra”. Philippe escalou a torre central, de 235 metros de altura.

Canary Wharf
Canary Wharf – Foto de 2008 do australiano David Iliff.

O Homem-Aranha coleciona prisões por efetuar escaladas sem autorização – que nunca seriam concedidas, já que ele insiste em nunca utilizar quaisquer equipamentos de proteção.  Em 2008, escalou uma das Torres Gêmeas Petronas, em Kuala Lumpur (capital da Malásia), cuja altura é de 452 metros (elas ocupam a sexta posição mundial no ranking de arranha-céus.

Em abril de 2015, Philippe escalou a Torre Montparnasse (de 210 metros de altura), em Paris, “em homenagem às vítimas do terremoto no Nepal”, ocorrida pouco antes. Tanto na Malásia, como na França, ele foi preso imediatamente depois de chegar ao topo.

Escaladas no Brasil

Philippe também fez estripulias no Brasil. Em 2008, ele chegou a São Paulo decidido a escalar o Edifício Itália, a torre mais alta da cidade e a segunda do país, com 165 metros e 46 andares, atrás apenas do Millennium Palace, em Balneário Camboriú (SC).

Edifício Itália
Edifício Itália

O Homem-Aranha foi preso no dia 24 de fevereiro, em sua primeira tentativa de “vencer” o Edifício Itália. Na ocasião, Philippe declarou para a imprensa que escalar a torre era “uma questão de honra”. Ele voltou ao centro da capital paulista e completou a empreitada. Foi novamente preso e escoltado até o embarque de volta para Paris.

Uma curiosidade: o Edifício Itália não é a torre mais alta da capital paulista: o título pertence ao Mirante do Vale, com 51 andares e 170 metros de altura. Este edifício, porém, foi erguido em uma área mais baixa da cidade (o Vale do Anhangabaú) e é pouco conhecido pelos turistas.

Mais escaladas

O Burj Khalifa, com 828 metros de altura, é atualmente a torre mais alta do mundo. Trata-se não apenas de um centro residencial, mas um dos principais pontos turísticos de Dubai (Emirados Árabes Unidos). O prédio já foi escalado por alpinistas de diversas nacionalidades. O Homem-Aranha não poderia ter deixado de deixar a sua marca.

Um dos escaladores, no entanto, é o mais famoso de todos: Tom Cruise, o ator americano de filmes de ação. Depois de colecionar alguns fracassos em Hollywood, o astro, então com 49 anos, dispensou dublês durante as filmagens de “Missão Impossível: Protocolo Fantasma” e realmente escalou o Burj Khalifa.

Tom Cruise burja khallifa
Tom Cruise em “Missão Impossível: Protocolo Fantasma”

As pirâmides de Gizé, no Cairo, entram na lista das escaladas mais difíceis não apenas em função de seu valor histórico e arquitetônico, mas também porque, desde os anos 1980, o governo egípcio proíbe terminantemente a empreitada.

A Pirâmide de Quéops, a mais alta do sítio histórico, mede 137 metros. Em 2013, três fotógrafos russos, Vadim Makhorov, Marat Dupri e Vitally Raskalov, ignoraram o regulamento. Eles esperaram que o complexo turístico – um dos mais visitados do mundo – fosse fechado aos visitantes e partiram para a ação.

Pirâmide de Quéops
Pirâmide de Quéops

Depois de quase cinco horas escondidos, os fotógrafos escalaram a pirâmide e obtiveram cliques impressionantes  das pirâmides. O problema é que o que eles fizeram é crime e, caso voltarem ao Egito, poderão ser presos por até três anos.

Escalar qualquer uma das três grandes pirâmides pode danificar os monumentos de mais de quatro mil anos de idade. Trata-se da única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que permanece em pé. Os aventureiros, no entanto, se defendem com uma justificativa um tanto quanto esfarrapada: eles não forem os primeiros na tentativa, já que existem placas em árabe, inglês, francês e russo divulgando a proibição em vários pontos do parque.

A Torre Jin Mao, em Xangai, já foi o prédio mais alto da China. Os 88 andares do edifício já foram vencidos pelo Homem-Aranha (que ficou cinco dias detido pela polícia local) e por muitos anônimos, inclusive um limpador de janelas, que também usou apenas as mãos para escalar os 421 metros. Atualmente, Jin Mao é a 11ª edificação arquitetônica do planeta.

A Torre Jin Mao, em Xangai, procurada por alpinistas urbanos de todo o mundo.
A Torre Jin Mao, em Xangai, procurada por alpinistas urbanos de todo o mundo.

Siloo O é uma estação holandesa de tratamento de esgoto transformada em campo de alpinismo. A torre possui “apenas” 42 metros de altura, mas tornou-se um novo ponto turístico de Amsterdã. A construção lembra as paredes de escalada, comuns em parques de todo o mundo.

As escaladas possuem diferentes níveis de dificuldade. A estação de tratamento desativada representou uma vitória dos ambientalistas, já que parte do esgoto era lançada nos canais da cidade, poluindo e degradando diversos bairros.