Os prédios mais altos do mundo

O grupo Bin Laden – pertencente à família do líder da organização Al Qaeda, Osama Bin Laden, morto em 2011 por fuzileiros dos EUA – pretende construir o edifício mais alto do mundo. O prédio será erguido em Jedá, cidade da Arábia Saudita à beira do mar Vermelho. A Torre de Jedá tem um orçamento de US$ 1,23 bilhões.

Mas esta não é a única edificação faraônica. O ranking dos prédios mais altos do mundo experimentou várias mudanças. Países em desenvolvimento têm procurado superar o recorde praticamente a cada ano, o que não é um fato comum. O Empire State Building, em Nova York (EUA), permaneceu no topo do ranking entre 1931 até 1972, quando foi inaugurado o World Trade Center, as torres gêmeas demolidas pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

predios-mais-altos-do-mundo

O Empire State Building tem 102 andares e foi construído em estilo art déco, mais conhecido no Brasil como “bolo de noiva”. Ele voltou a ser a maioria edificação americana depois da tragédia provocada por fundamentalistas islâmicos, mas perdeu pelo título para a Freedom Tower, ainda em construção, em 2012.

Conheça outros prédios que impressionam pelo tamanho.

Burj Khalifa

Até a década de 1960, os Emirados Árabes Unidos eram apenas cidades com certo nível de autonomia situadas entre o deserto da Arábia e o golfo Pérsico. Em 1971, os sete emirados se uniram e formaram um novo Estado, com a economia baseada na extração de petróleo. Abu Dhabi é a capital, mas a principal cidade é Dubai.

Burj-Khalifa

E foi em Dubai que foi erguida a Burj Khalifa, ou torre do califa (uma espécie de chefe político e religioso do mundo árabe). O prédio, com mais de 800 metros de altura, foi inaugurado em 2010. Em 2007, ainda antes da entrega, tornou a edificação mais alta do mundo. O prédio possui um mirante a 442 metros do solo.

Tokyo Sky Tree

Trata-se de uma torre de radiodifusão instalada em Sumida, um dos bairros de Tóquio, a capital japonesa. A edificação tem 634 metros de altura e foi inaugurada em 2011, com a presença de oito mil pessoas, que adquiriram ingressos para a festa com até oito meses de antecedência.

Tokyo-Sky-Tree

A torre é dotada de dois mirantes, aos 450 e 550 metros do solo. O mais elevado permite a visão panorâmica de 70km da região. Estima-se que 32 milhões de turistas visitaram a Tokyo Sky Free, cujo nome foi fruto de um sorteio, em seu primeiro ano de atividades.

Canton Tower

Outra torre de radiodifusão instalada em Guangzhou, na China. Com seus 600 metros, a edificação impressiona, especialmente quando recebe iluminação em datas especiais. Nas Olimpíadas de Pequim, o edifício foi decorado com lâmpadas nas cores da bandeira chinesa.

Canton-Tower

Os visitantes devem escolher um dia claro e sem nuvens para aproveitar a vista da Canton Tower, e também as muitas opções de compras oferecidas pelas lojas da região. Visitantes são unânimes em afirmar que o pôr do sol avistado da torre é uma experiência inesquecível.

Abraj Al Bait Towers

As torres formam um complexo de hotéis instalado em Meca, na Arábia Saudita. Os turistas as conhecem mais pelo nome de Mecca Royal Hotel Clock Tower. Meca é uma das cidades sagradas do Islamismo e o hotel, inaugurado em 2012, fica perto da maior mesquita do mundo, Masjid al Haram.

Abraj-Al-Bait-Towers

A construção bateu vários recordes: é o hotel mais alto do mundo, a mais alta torre de relógio (com um mostrador gigante) e a maior área coberta de um edifício. A construção tornou-se um ponto turístico e muitos hotéis e restaurantes instalaram-se nas imediações, para atrair os visitantes.

No Brasil

O prédio brasileiro mais alto é o Mirante do Vale, situado no vale do Anhangabaú, em São Paulo (SP). O prédio tem 170 metros de altura, 51 andares e foi concluído em 1960. Trata-se de uma estrutura comercial, em que trabalham mais de 10 mil pessoas. O fluxo diário é o triplo: 30 mil pessoas.

Mirante do Vale
Mirante do Vale

A segunda construção também está em São Paulo: o Edifício Itália, também no centro da capital paulista. São 49 andares e, na sua cobertura, está instalado um restaurante e espaço para eventos, de onde é possível visualizar boa parte da cidade. O prédio foi inaugurado em 1965.

Edifício Itália
Edifício Itália