Curiosidades Árvores gigantes!

Árvores gigantes!

Estão no Parque Nacional de Redwood, na Califórnia, Estados Unidos, as maior árvores do mundo. Conhecidas como sequoias-gigantes, elas crescem média até 85 metros de altura, o equivalente a um prédio de 30 andares, com um diâmetro de até sete metros.

O mais curioso é que, além de gigantescas, estas árvores são mais do que milenares. Em 2006, neste mesmo parque, foi descoberta a mais alta já reportada em todo o mundo, que chegou a impressionantes 115,55 m de altura, equivalente a um prédio de 36 andares (só 120 arranha-céus no Brasil são mais altos). O diâmetro dela é superior a 17 metros. Sua idade: segundo estimativas, nasceu há pelo menos 4 mil anos. E segue crescendo. Seu peso pode chegar a 6 mil toneladas.

Outra espécie gigante de árvores, bem mais comum para nós brasileiros, é o eucalipto. É uma árvore típica da Austrália, de tronco fino e comprido. Há registros de que alguns exemplares chegaram a superar os 140 metros de altura. Em média, um eucalipto atinge de 80 a 100 metros de altura.

No Brasil, o famoso Cajueiro de Pirangi, no Rio Grande do Norte, tem fama internacional não exatamente pela altura, mas pela área que ocupa. São 8500 km², o equivalente a um campo de futebol do tamanho do Maracanã. Seu perímetro é de incríveis 500 metros. A árvore dá cerca de 500 cajus todos os dias.

O Brasil, aliás, também conta com árvores milenares. No Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), um jequitibá de 49 metros de altura, 16 metros de circunferência e 3000 anos de idade é a principal atração. Trata-se de uma árvore típica da Mata Atlântica.

ÚLTIMAS POSTAGENS

Artigo anteriorComo cuidar das varizes
Próximo artigoCalvície tem cura?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui