Afinal, por que devemos dormir?

Uááá, que sono! Quem não passa as vezes o dia todo assim? Bocejar, ficar sonolento o dia todo e tudo isso não vendo a hora de chegar a noite e dormir bastante! Pois é, o sono tem uma importância muito grande na vida do ser humano, e dormir bem faz parte de uma vida saudável e feliz.

Mas afinal, por que devemos dormir e quais seus benefícios em nossa vida? Até quantos dias um ser humano consegue ficar sem dormir e quais os problemas que a falta de sono pode acarretar em nosso corpo? A resposta a essas questões você verá agora, para ter noites de sono mais tranquilas e gostosas.

O rapaz que precisava de uma soneca

Foi em 1935 que um jovem de 24 anos, fez uma pesquisa onde queria provar que o ato de dormir é algo totalmente sem fundamento, controlável e desnecessário, além de perda de tempo. Na pesquisa, o rapaz dormia apenas 5 horas por dia durante 10 dias.

Nesse período, foi apurado que as noites mal dormidas, acabaram trazendo sérias frustrações para o jovem, que ficou irritadiço, confuso, começou a delirar e teve que parar a pesquisa no meio por que estava começando a trazer riscos a sua saúde, tamanha a perturbação do jovem por causa da falta de sono.

Estudos provam e comprovam, que cada pessoa tem um relógio biológico diferente e portanto alguns precisam de mais sono do que outros. O outro fato é que além do relógio biológico, a idade das pessoas também tem fator principal em uma noite bem dormida.

Nana neném

Bebês recém nascidos, podem dormir até mais de 20 horas por dia até os primeiros 3 meses, diminuindo gradativamente essa necessidade de sono até chegar a velhice. Os idosos dormem geralmente de 6 a 8 horas. Adolescentes e crianças podem dormir até 12 horas por dia, podendo haver noites em que se dormem mais e outras menos.

É tão bom dormir!

Dormir não é só prazeroso e reconfortante, já que relaxa os músculos e nos dá o descanso, depois de um dia corrido de trabalho ou estudo. É dormindo por exemplo, que as crianças crescem! Durante o sono, também acontece a assimilação de tudo oque foi aprendido durante o dia.

Muitas vezes, só uma noite de sono é suficiente para tirar o cansaço e também para renovar a alegria. Algumas funções fisiológicas de nosso corpo, só funcionam bem se dormirmos uma noite de sono tranquila e prazerosa.

Dormir demais também faz mal

Tem pessoas que gostam tanto de dormir que esquecem de acordar! Dormir é bom mas além de 10, 12, 15 horas de sono, (a não ser em casos de um coma induzido por medicamentos, sono por remédios para dormir ou muito cansaço como é o caso da estafa) o corpo começa a ficar dolorido, há retenção de líquidos e inchaço e pode haver dores de cabeça, intestino e estômago.

As articulações ficam mais duras e dependendo do tempo em que passa muito tempo deitado ou dormindo, pode começar a desenvolver problemas ósseos. É, dormir é bom mas desde que seja com equilíbrio e dentro de um limite de tempo, procurando passar a maior parte do tempo em alerta e na hora de dormir, ficar em repouso por um tempo de em média 7 a 9 horas de sono dia.