Alberto Santos Dumont completa 106 anos do primeiro voo do 14 bis

O gênio brasileiro Alberto Santos Dumont, completa hoje 106 anos de seu maior feito a conquista dos céus de Paris no campo de Bagatelle, confirmou por 7 segundos, toda a sua genialidade e a eficiência de seu projeto ao alçar um voo com seu aeroplano 14 bis perante mais de mil pessoas presentes. Santos Dumont fez com que o dia 23 de Outubro de 1906 entrasse definitivamente para a história da humanidade.

O que aconteceu no dia 23 de Outubro de 1906?

Aconteceu o primeiro voo público do 14 bis ou como diziam os franceses o “Oiseau de Proie II”. Foi a primeira vez que decolou usando seus próprios meios, sem ajuda de dispositivos de lançamento como balão. O pequeno modelo do que seria o meio de transporte mais rápido do mundo percorreu naquele dia, sessenta metros em sete segundos, a uma altura média de dois metros, perante mais de mil espectadores e sobre os olhares atentos da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Como era o 14 bis? Qual a sua capacidade? Seu peso? E sua altura?

A invenção de Santos Dumont tinha a capacidade de transportar apenas um passageiro, tinha o comprimento de 10 metros, uma envergadura de 12 metros, sua altura era de 4,8 metros, e a sua velocidade máxima era de 30,8 km/h, e o peso máximo para decolagem era de 160 quilos.

De onde surgiu o nome de 14 bis?

Nos primeiros testes, o aeroplano era unido ao balão denominado 14, então 14 bis foi baseado numa repetição do balão, assim 14 bis, ou seja, 14 de novo, devido às repetições as quais os testes eram feitos com o balão.

Qual era a função do balão nos primeiros testes?

A principal função do balão era aumentar o peso do aeroplano, facilitando assim a decolagem.

E o que Santos Dumont fez para que o 14 bis não usasse mais balão?

Santos Dumont elaborou um projeto em que um motor de 50 cavalos vapor de potência fosse instalado e desta forma fez com que duplicasse a potência dos 24 cavalos vapor até então utilizados.

E o que este acontecimento representou para a humanidade?

Este acontecimento representou um grande avanço no desenvolvimento da tecnologia da aviação, já que foi o primeiro objeto mais pesado que o ar, a levantar-se do solo por impulsos próprios, superando a gravidade da terra, o atrito do ar e as leis básicas da física. Por tal feito, Santos Dumont recebeu o apelido de “pai da aviação”.

Este dia é especial para todos os brasileiros, já que foi uma invenção de um brasileiro notória para o mundo. Santos Dumont entre suas muitas invenções destacam-se a do relógio de pulso que também foi inventado por ele em 1904, o dirigível movido a petróleo, o balão a gás de pequeno porte, além das pequenas invenções que fez em sua residência.

Infelizmente esse notável brasileiro comete suicídio no dia 23 de julho de 1932, aos 59 anos, após ver sua invenção a qual dedicou toda a sua vida, ser utilizado na 1ª guerra mundial como instrumento de observação de tropas inimigas e, depois, em combates aéreos, os aeroplanos serviam para transportar bombas e metralhadoras.