É possível parar o aquecimento global?

O principal objetivo desses cientistas é parar de vez com o aquecimento global. Se não for possível, diminuir o problema já é uma vantagem. As mudanças climáticas vêm causando danos com o derretimento das geleiras, o aumento da temperatura e as inundações, enquanto os agentes poluentes não param de crescer. Pensando em dar um jeito nisso, cientistas se uniram para pensar em algumas ideias. Algumas por não parecerem tão eficazes, e outras, por serem muito caras foram para o lixo, mas ainda tem muitas coisas nas cabeças da ciência. Na teoria os planos são bons, basta saber se realmente funciona.

Mares

1. Os plânctons são bichinhos quase microscópicos que habitam os mares. Durante sua vida eles absorvem CO2, que é um dos colaboradores com o aquecimento. Quando morrem, esses organismos levam para o fundo do mar todo o dióxido de carbono. É o chamado sequestro de carbono.

2. Por esse motivo alguns cientistas resolveram jogar ferro no mar. O ferro aumenta a produção dos plânctons. Quanto mais deles, mais dióxido de carbono absorvido. Quanto os plânctons morrerem e afundarem, levarão consigo todo o CO2 tirado da atmosfera.

Telhados e estradas

1. Aqui a ideia é pintar telhados e estradas de branco. Cores escuras absorvem os raios solares, deixando tudo mais quente. Quando as superfícies são pintadas de branco, a cor clara pode refletir a luz vinda do sol, fazendo o local ficar mais fresco. Algumas regiões pelo mundo já aderiram à prática. Nova York e Grécia têm telhados brancos.

Mais nuvens claras

1. A ideia de clarear nuvens tem a mesma finalidade dos telhados brancos. Navios pelo mar lançam sal para as nuvens. Não qualquer uma, só as do tipo stratus, que ficam mais próximas e refletem uma parte dos raios do sol.

2. De acordo com a química, o sal puxa para si moléculas de água. Quanto mais água, mais clara e densa fica a nuvem. Quando se unem, as stratus aumentam seu poder e tamanho, assim refletem mais luz e auxiliam a redução da temperatura em muitas partes do planeta.

Menos nuvens finas

1. As nuvens cirrus absorvem calor e acabam tornando os arredores mais quentes. O plano dos pesquisadores é lançar, através de aviões, iodeto de bismuto (atóxico).

2. O composto faz as cirrus se afastarem. Quando estão muito próximas o calor aumenta. Quando separam-se, o ambiente fica mais fresco.