A importância da internet na humanidade

A internet surgiu como uma espécie de outro mundo em meio a pessoas que queriam saber ainda mais sobre as capacidades tecnológicas, que continuam avançando até hoje.

Desde saúde a bens materiais, essa ferramenta contribuiu para que o mundo se desenvolvesse rapidamente em vários aspectos. Veja como algumas coisas se alteraram e continuam se alterando há pouco mais de 20 anos.

Compras

Atualmente tudo pode ser encontrado através da internet: livros, músicas, roupas, utensílios domésticos… As facilidades de busca e conforto são aspectos importantes no crescimento do e-commerce. E ainda é possível ver a opinião de outras pessoas em relação aos serviços das empresas virtuais.

Trabalho

Atualmente é possível trabalhar sem internet. Nada de pesquisas, fax, ou avisos importantes de última hora. Administrar e organizar empresas ficou mais fácil, mas as complicações existem. De 15 em 15 minutos um e-mail novo interrompe os afazeres, mas faz parte do pacote. Outra vantagem é a possibilidade de trabalhar em casa.

Muita gente nunca mais viu um escritório.

Relacionamentos

O que seria dos relacionamentos atualmente sem as redes sociais? Amigos, casais, empresas entre si, hoje em dia todos se conectam através de redes sociais. Em 2008 o Facebook tornou-se a rede social mais usada no mundo. Isso contribui para a diminuição de encontros pessoais. Muitos acham mais importante usar a internet do que ver pessoas, e preferem falar ao telefone ou por mensagem do que pessoalmente.

Educação

Nas escolas muita gente se pergunta como os avós faziam trabalhos escolares e estudavam. Bibliotecas gigantescas dos mais variados assuntos podem ser encontradas na web. Até mesmo as modalidades de ensino mudaram e ficaram mais acessíveis, como os cursos de EAD (Educação à Distância).

Cérebro

Cientistas apostam que entre as mudanças que ocorrerão no corpo enquanto a humanidade evolui haverá diminuição do tamanho cerebral, já que atividades como memorização, armazenagem de informações e raciocínio lógico são feitos por máquinas. Mas as opiniões divergem. Mark Prensky lançou seu livro, no qual defende que se usada da forma certa, o cérebro pode se potencializar.

Entretenimento

Fita cassete e vitrola são coisas do passado. Atualmente as empresas investem em aparelhos mais práticos para ouvir músicas, assistir filmes e até mesmo ler livros e revistas, como os tablets e e-books. Os jogos dominam a internet. Cerca de 40% da demanda dos gamers vem da web.

Futuro

Não dá pra saber ao certo qual será ao certo o futuro da internet, mas uma coisa é certa: prever o futuro não é bem o nosso forte. Há que acredite que ela viverá por muitas décadas, enquanto outros não dão mais de 10 anos de duração. O que se sabe é que ela já fez muitos benefícios e malefícios à humanidade.