Dicas de escalada para iniciantes

Os aclives suaves são ideais para amadores e iniciantes, porque não exigem equipamentos nem técnicas de escalada, mas exigem persistência, força física, vitalidade e, em alguns trechos, podem oferecer maiores níveis de dificuldade. Funcionam como uma prévia; se o atleta apaixonar-se pela atividade, é preciso adquirir alguns equipamentos e começar o treinamento propriamente dito.

Os equipamentos básicos para iniciantes em escalada são: capacete, freio linear, cadeirinha ajustável (baudrier), fita enrolada com 1,20m, dois mosquetões rosqueados, seis metros de cordelete, cotoveleiras, joelheiras e sapatilhas. Alguns escaladores usam luvas e outros, pó de magnésio nas mãos, para aumentar o atrito com a parede.

Treine um pouco em paredes de escalada, comuns em academias. Nestes exercícios, evite regletar (agarrar os pontos de fixação com as mãos fechadas), para economizar força e não machucar as articulações dos dedos, aprenda a descansar com os braços esticados e as pernas dobradas (se possíveis, sente-se sobre os tornozelos) e, se o espaço de apoio para o pé (a agarra) for muito pequeno, alcance-o com o dedão, que é onde se concentra a força das pernas.

Nas escaladas em rocha ou rapel, siga sempre com um atleta experiente. Para iniciar, procure guias fáceis, com agarras grandes. Mesmo aparentemente simples, elas representam grandes desafios. Cheque o equipamento com cuidado antes de começar a subida.

Evite que a corda fique encostada nas suas pernas, para evitar esfolados e até queimaduras, se você sofrer um escorregão (isto acontece, por exemplo, quando a agarra se parte).

Dores musculares são comuns nas primeiras escaladas, já que a atividade alonga músculos de forma diferente ao resultado de outros esportes. Mas elas desaparecem em pouco tempo e o atleta percebe que ganhou muito em elasticidade e flexibilidade. Outro benefício da escalada é a melhoria da atenção e concentração.

Não concentre a força da escalada nas mãos: use pés e pernas como alavancas para obter melhor rendimento e reduzir o esforço. A cadeirinha vai ajudar a reduzir a tensão na cintura e otimizar o trabalho de braços e pernas.

Não se esqueça: como toda atividade física, é necessária a avaliação médica para verificar suas condições de saúde. um educador físico pode orientar os movimentos no solo. Antes e depois da prática, é necessário alongar o corpo.