Dicas de culinária para principiantes

Iniciar a vida independente. Esta é a meta de quem decide morar sozinho. O problema é que, junto com a independência vêm a faxina, lavagem de roupas e pratos e o preparo das refeições. Muitos lançam mão dos congelados e pedidos por telefone, mas logo percebem que a fatura é muito alta. Além disto, pratos prontos vêm cheios de conservantes, excesso de sal e não lembram em nada as refeições caseiras. Mas é possível aos principiantes dominarem alguns segredos da culinária.

Em primeiro lugar, é preciso organização. Compras em feiras e supermercados devem ser bem planejadas, para evitar desperdício e a geladeira lotada com produtos vencidos e apodrecendo. Solteiros iniciantes podem começar suas atividades culinárias com temperos prontos, mas é possível fazer um tempero básico em casa: duas cebolas, seis dentes de alho, cebolinha, salsinha, uma pitada de sal, tudo batido no liquidificador e está pronto um tempero básico, que serve para praticamente todos os pratos.

Alguns produtos que não podem faltar: sal, açúcar, café, óleo e vinagre. E, claro, é preciso de um conjunto básico: frigideira, duas panelas de tamanhos diferentes, espagueteira, panela de pressão, bule e uma chaleira ou leiteira. Prefira peças revestidas com teflon, mais fáceis de lavar. Toalhas de mesa mancham com facilidade; escolha um jogo americano de material antiderrapante. Assim, sua mesa de jantar fica bonita e a limpeza é rápida.

Compre pequenos potes em que caibam as porções que você vai combinar nas refeições. Assim, você pode cozinhar arroz e outros grãos para a semana inteira e congelá-los. Para evitar que o arroz fica muito mole, vá adicionando a água aos poucos durante o cozimento. O arroz precisa ser refogado (frito em óleo) junto com os temperos antes de ser cozido.

Os supermercados descobriram que há um “mercado de solteiros” e oferecem produtos personalizados: bandejas com vegetais já cortados, em pequenas quantidades. Dá para preparar boas saladas e a sobremesa está garantida. Frituras não devem ser muito frequentes, mas são fáceis de fazer. Antes de fritar as batatas, mergulhe-as em água gelada por alguns minutos, enxugue-as e coloque-as imediatamente em óleo quente. Elas vão ficar crocantes e macias.

Quer comer ovo estrelado? Não? Então não mexa nele até que o ovo ganhe consistência. A gema vai ficar inteira. Outra opção com ovos são as omeletes, em que você pode incluir seu toque pessoal: queijo, presunto, cogumelos, rodelas de tomate, cebola… se for fazer com tomates, frite-os antes de juntar o ovo batido, porque eles soltam muita água.

Um solteiro que não almoce em casa pode comprar meio quilo de carne vermelha, meio quilo de peito de frango e meio quilo de peixe. A cota de proteína da semana está garantida. Pode-se variar com carne picada ou moída. Para o café da manhã, pode-se optar por cereais em flocos, frutas e leite. Como o pão francês de resseca de um dia para o outro, prefira pão de forma ou sovado. Faça sanduíches com frios, queijos, requeijão ou margarina (compre o pote pequeno).

Compre um livro de culinária, treine um pouco e depois convide os amigos para um almoço de domingo. Você vai surpreender a todos.