Como é um traje espacial

Não dá pra andar de shortinho no espaço. O traje de um astronauta protege do frio, regula a pressão e fornece oxigênio durante as atividades ao “ar livre”.

O traje espacial é feito para fornecer aos astronautas as condições necessárias para a sobrevivência fora da nave. É preciso oferecer oxigênio, isolamento térmico e proteção contra a forte radiação do Sol.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A história dessas vestimentas começou nos anos 60 e são constantemente melhoradas para as expedições até a Lua e o planeta vermelho.
São mais de doze camadas de material, tão comprimidas que medem menos de meio centímetro de largura, para manter o corpo do astronauta isolado dos perigos externos.

Camadas e camadas

– Três camadas de náilon e elastano cobrem os canos e não permitem que o corpo esquente enquanto se movimenta.
– Duas camadas de borrada e poliéster favorecem a permanência do oxigênio na roupa e a pressão ideal.
– Forro contra rasgos feito de ripstop protege o corpo e a roupa interna.
– Sete camadas de filme de poliéster isolam a temperatura interna e uma mistura de tecidos mantém o traje à prova de balas, fogo e água, contra os fragmentos do espaço.
– A “viseira” espacial do traje é formada por três camadas. Uma usada quando há pouca luz, outra, espelhada e escura para situações de muita luminosidade, e a outra é fosca, para quando há tempestades solares.

Detalhes Importantes

A parte de cima do traje é unida à parte de baixo através de um lacre de metal. Anéis e cordas especiais mantém o traje junto à nave espacial. Partes coloridas nas pernas são usadas para diferenciar os astronautas, e assim, ajudar quem está dentro da nave a sabem quem está no escuro, do outro lado.

Para enxergar na escuridão do espaço, astronautas têm luzes e câmeras junto ao capacete, e se comunicam com os outros astronautas por meio de um microfone.

Sobrevivendo ao Espaço

Para fazer xixi e afins, fraldas super absorventes compõem a roupa, para os longos períodos de atividade.

Manter os dedos aquecidos é importante, assim eles não congelam. Por esse motivo, as luvas têm aquecedores.

Na mochila há tanques com oxigênio para as atividades, e também uma reserva para emergências, com duração de meia hora. Um resfriador de água que mantém a temperatura corporal e uma bateria completam o conjunto. Com tudo nos conformes, os astronautas podem passar cerca de sete horas no espaço.

Esquecidos

Como os serviços fora da nave duram muito tempo, não dá para lembrar tudo a se fazer. Nesses casos, há uma lista no pulso dos astronautas com as atividades a serem realizadas. Outra curiosidade é a cor do traje, branca, que contraria a temperatura do Sol e ajuda a localizar o homem do espaço na noite eterna.

 

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.