Coisas absurdas que você come sem saber

Tem coisas que é melhor a gente comer sem saber. E essa máxima vale em dobro para alimentos industrializados, que muitas vezes a gente não tem a menor ideia de como são preparados ou trazem alguns ingredientes “disfarçados” nos rótulos.

E coisas que a gente come todos os dias como se fossem super bacanas, como pão, refrigerante e cereais, não estão livres disso. Esses alimentos parecem inocentes, mas só o fato de estarem cheios de aditivos químicos diz muito sobre o rumo que nossa alimentação aparentemente tão boa está tomando.

Veja abaixo alguns ingredientes que talvez você não goste de saber que estão na comida que você compra:

– Cabelo humano: Sim, é verdade. A gente ficou passada porque sabe que existe outras fontes de cisteína, então pra quê?? Enfim, a cisteína é um aminoácido, e é usado pela indústria de alimentos para amaciar e melhorar o sabor de massas e pães. A matéria prima:

Como aparece na lista de ingredientes: cisteína

– Anticongelante: Esse a gente não curtiu mesmo saber. O propileno glicol é utilizado como um anticongelante (tóxico, apenas menos tóxico do que o etileno-glicol, um produto semelhante), e pode ser encontrado em molhos para saladas como um agente espessante.

Como aparece na lista de ingredientes: Propileno glicol

– Retardador de chama: E lá se vai o gosto por um dos nossos refrigerantes queridinhos, o de sabor Citrus. Algo chamado “óleo vegetal” pode parecer inofensivo na produção de alimentos, mas o ingrediente ativo, bromo, é muito utilizado como um retardador de chama em móveis, e pode ser tóxico. Altos níveis de consumo podem levar à perda das habilidades neurológicas, início precoce da puberdade e problemanos testículos. Alguns países já proibiram o uso em alimentos, mas né? Ele ainda está lá…

Como aparece na lista de ingredientes: Óleo vegetal bromado

– Aditivos para biodiesel: e depois ainda dizem que a gente exagera quando fala que nuggets é um alimento nojento. Esse ingrediente utilizado como conservante é tóxico e usado em muita coisa, desde chicletes a salgadinhos de queijo. E pode fazer muito, mas muito mal pra saúde.

Como aparece na lista de ingredientes: terciário butil hidroquinona

– Areia: Sério mesmo. O dióxido de silício é encontrado na natureza na a forma de quartzo, areia, pederneira, ágata, e é usado para a produção de materiais como vidro e concreto. Na indústria alimentícia, é muito utilizado para controlar a umidade dos alimentos e deixar aqueles bolos de caixinha, sopas de saquinho etc. soltinhos, sem formar grumos.

Como aparece na lista de ingredientes: dióxido de silício

– Aditivo para combustível de jatos: conhecidos no mercado como BHA e BHT, os Butil-hidroxianisol (BHA) e butil-hidroxitolueno (BHT) são utilizados para conservar alimentos e mante-los “frescos”, e são o motivo dos cereais e sucrilhos de caixinha estarem sempre crocantes e soltinhos. Detalhe: são os mesmos compostos químicos utilizados em produtos petrolíferos.

Como aparece na lista de ingredientes: BHA e BHT