Os melhores alimentos para curar ressaca

Todo mundo que curte beber tem aquela receitinha esperta para ficar de boa no dia seguinte, não é? Mas a gente sente muito em dizer que algumas dessas receitas são furadas. Alguns cientistas, inclusive, testaram várias delas e comprovaram que às vezes o que elas fazem é o contrário, piorar a situação do cidadão.

E quando a pessoa está lá, na pior, dificilmente vem à mente a ideia de comer, né? Algo tão básico, simples, até primitivo, a gente diria. Os motivos são vários, e o principal é que a maioria das pessoas não tá com o estômago bom ainda para ingerir algo sólido. Mas e se comer surtisse um efeito tão surpreendente que valesse a pena vencer o enjoo? Pois esse pode ser o caso, e a gente vai falar aqui de alguns alimentos que podem realmente fazer você se sentir melhor depois da bebedeira – ou acordar disposto e sem ressaca no dia seguinte.

Veja bem, não há bebidas alcoólicas na nossa lista. Quem bebe precisa se hidratar, então tem que tomar água, tem que tomar café. Essa história de que aquela dose extra de destilado é infalível é mito. O corpo precisa de líquidos saudáveis pra se recompor. Tome um milkshake, uma vitamina, se for o caso. Mas aqui a gente vai falar principalmente de coisas para você mastigar, e se você não se sentir completamente curado (algumas coisas variam de pessoa para pessoa), pelo menos você vai ter forças pra encarar o resto do dia.

Segundo especialistas, a comida ajuda a eliminar mais rápido o álcool do organismo. Fazer uma refeição acelera o metabolismo, ajudando a acabar mais rápido com os efeitos causados pela bebida.

Mas quais seriam os alimentos mais indicados curar a ressaca? Vamos a eles:

Brócolis, ovos, cebola e pimenta: fontes de cisteína – qualquer um desses alimentos vai ajudar. Isso porque a cisteína, um poderoso aminoácido, ajuda a eliminar o etanal, toxina gerada pelo álcool no organismo e que causa dores de cabeça, tontura e enjoo.

Azeite de oliva – Outra boa dica é regar a comida com azeite de oliva, que diminui o ritmo de absorção do álcool pelo organismo.

Banana – a gente não consegue pensar em nada mais difícil de comer depois de uma bebedeira que banana. Mas dizem que ajuda demais, porque os níveis de potássio do organismo caem muito quando exageramos no álcool (assim como outros nutrientes, ele é eliminado na urina). Essa baixa de potássio pode causar câimbras, moleza no corpo, sensação de cansaço extremo e náuseas, mas isso pode ser atenuado e bastante com a ajuda dessa fruta.

Espinafre – Ajuda a fazer uma faxina no fígado, já que é rico em ácido fólico, vitamina C e enxofre.

Chá de camomila – Sua avó dizia isso e você achava que era balela, né? Mas não é não, a camomila ajuda a combater problemas digestivos, dá aquele alívio nas dores de estômago e elimina as náuseas. Se for adoçado com mel, melhor ainda, ajuda a regularizar os níveis de açúcar no sangue.

Leite – Se for consumido antes da ingestão de álcool ajuda a amenizar os efeitos da bebedeira.

alimentos-para-curar-ressaca-leite

Sanduíche de bacon – O sanduíche de bacon aumenta o nível das aminas no organismo, o que ajuda a dar aquela limpada na mente e uma clareada nas ideias. Além disso, a combinação carboidrato + proteína se transforma em aminoácidos, coisa de que o corpo precisa muito na hora da ressaca e que vai fazer você se sentir melhor. Palavra dos especialistas.