Cadastro de autônomo e emissão de nota fiscal em 10 passos

10 passos para o cadastro de autônomo e emissão de nota fiscal

Sei que em cada prefeitura tem sua burocracia e procedimentos na realização dos serviços para a população, e posso dizer que aqui em Guarapari as coisas foram bem complicadas e morosas. Bom, minha intenção neste post é mostrar como fiz para me cadastrar como autônomo e obtive autorização para emissão de nota fiscal. Vale deixar claro que dependendo do humor dos funcionários públicos, você consegue o que precisa de forma mais simples. Eu não tive muita sorte.

Ah, aqui na prefeitura eles não emitem nota fiscal avulsa.

Se você deseja e precisa se cadastrar como profissional liberal para emissão de nota fiscal, antes de seguir até à prefeitura, prepare-se psicologicamente para enfrentar uma maratona.

– Ir no protocolo da prefeitura com cópia dos documentos pessoais (Identidade, CPF), pedir o cadastramento como autônomo. Você vai preencher duas folhas com seus dados pessoais.

obs. Em outras cidades também pede cópia de algum comprovante de residência.

– Será encaminhado para outras três repartições para carimbar uma das folhas.

– Pagar o DAM (Documento de Arrecadação Municipal). Aqui o valor é de R$ 30,19.

– Perguntar no protocolo quando será liberado a inscrição municipal. Vá para casa e volte no dia informado.

– Aproveite para passar na gráfica de sua preferência para pegar à autorização de impressão de documentos fiscais, são três vias. Preencha com os dados que você já tem e o modelo de nota fiscal que deseja confeccionar.

– Volte no protocolo da prefeitura, informe que quer pedir a autorização para emissão de nota, pegue mais duas folhas (as mesmas que citei no 1º item) e preencha novamente. você será encaminhado para pagar outro boleto (taxa de expediente, taxa alvará e imposto sobre serviços de qualquer natureza). Paguei um total de R$ 138,90 para à atividade de Publicitário.

Neste momento, além do endereço completo, com quadra, lote e loteamento, a prefeitura vai pedir o número do IPTU para localizar o imóvel em que vai trabalhar. No meu caso, dei o da minha casa.

– Carimbe mais uma vez uma das duas folhas em três repartições diferentes.

– Pegue outro boleto (DAM), desta vez, referente ao AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais).

– Volte no protocolo com todos os documentos. O funcionário vai pedir para você voltar no dia seguinte, não reclame, faça isso, não tem jeito.

10º – No outro dia, pegue a autorização, vá na gráfica, espere a confecção dos blocos e depois é só correr para o abraço.

Espero ter sido útil. Boa Sorte!


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

119 comentários

  1. miltomda conceição da costa escreveu:

    sou bombeiro hidráulico cadastrado a mais de 30 anos ativo posso emitir nota fiscal avulsa

  2. MARCIO DOS SANTOS ROSA escreveu:

    Para o Ivan Emídio ele pode entrar no site do MEI ( microempreendedorindividual ) e lá tem a função de pedreiro. Mas primeiro procure a prefeitura pra saber se o seu endereço serve gomo endereço da empresa que vai abrir, aí vc precisa de uma auautorização de ocupaçã. .o de solo e paga uma taxa .aqui em campinas – SP é dê 26 reais. Depois que vc for n prefeitura aí fica mais fácil até pq se não fizer isso é se cadastrar na prefeitura não adianta de nada e entre no site apenas pra tomar conhecimento depois que fizer o burocrático da prefeitura aí vc abre e faz o seu cadastro no site do MEI.

  3. ana paula henrique de souza escreveu:

    eu gostaria de saber se tem um jeito mais facil de fazer isso?

  4. aAlice Mayra escreveu:

    Quanto você pagou pelo alvará de localização em Guarapari/ES

  5. Thaiany escreveu:

    Quanto tempo demorou para realizar tudo?

  6. EDSON OLIVEIRA escreveu:

    Olá preciso tirar o RPA urgentissímo!!!
    Foi muito útil as informações acima, mas quanto tempo leva mais ou menos, estou em SP.
    abs…

  7. JUVIANO CAMPOS escreveu:

    Sou eletricista formado pelo SENAI RJ alguns
    Condomínio estão me pedindo nota fiscal
    Sou autônomo posso ter nota avulsa onde e como fazer.
    A
    Atenciosamente;
    Juviano
    RJ

  8. SILVANA escreveu:

    Bom dia!
    Gostaria de saber sobre qual a porcentagem que pago referente a nota fiscal emitida. Sendo que irei trabalhar como prestadora de serviço.

    Peço que se possiel me envie uma resposta urgente

  9. Gabriel escreveu:

    cara os 30,00 + 138,00 foi so para seu cadastro e autorizaçao para emitir notas correto?

    quanto vc paga de imposto sobre nota fiscal emitida quantos %% ?

    valeu

  10. lia escreveu:

    Meu amigo é autonomo e já é cadastrado pois ele tem carimbo e Recibo de Autonomo. Ele nunca usou esses , aproximadamente uns dez anos. Gostaria de saber se ele pode começar a usar o recibo e o carim agora? desde jámuito obrigada

  11. samant escreveu:

    muito bom adorei o reportagem

  12. Carlos eduardo garcia theodo escreveu:

    tenho uma empresa comercio compra e vendas no super simples
    sou vendedor de uma empresa que estar me solicitanto nota fiscal para me pagar a comissão da vendas a NFe carioca serve como prestador de serviço para eu receber comissão de serviços prestado

  13. DIOGO MENDES escreveu:

    olá pessoal, trabalho fazendo serviços de faz tudo manutençoes domesticas, elétrica e outros omo (autônomo) como faço para ter cnpj ? fiquem com Deus des de já obrigado

  14. everson alves vieira escreveu:

    gostaria de saber como fasso para me cadastrar na prefeitura pra obter nota fiscal eletrônica qual é o primeiro passo o que devo fazer pois ja tenho o meu c.n.p.j estou perdendo varios serviços por não ter nota fiscal eletrônica, pois sei que a nota fiscal a de papel ja não está sendo mas ultilizada aguardo uma resposta procuro um contador vou até a receita ou vou até a prefeitura obrigado everson alves vieira

  15. rayane escreveu:

    eu preciso me cadastrar

  16. Solange escreveu:

    Olá Alexandre, eu sou escritora independente, tenho dois livros publicados e colocá-los nas livrarias nem sempre é fácil por não emitir n. f., gostaria de saber se essa n. f que você conseguiu é p/ N. F. eletrônica? Agradeço muito a atenção e as dicas do seu blog.

  17. Lucilene escreveu:

    Oi Alexandre. Muito bom esse blog. Obrigada!!!!

  18. Erik Henrique escreveu:

    Excelente post, me ajudou muito. Tudo isso que você fez inclui o CCM e o ISS? Vlw

  19. Leonardo escreveu:

    E quanto de imposto tem que pagar sobre cada nota tirada?

  20. fernanda escreveu:

    obrigado anjo foi muito bom saber tudo isso

  21. Laérth Santos escreveu:

    Esse post ja tem 3 anos de sucesso, parabéns…

    Venho recorrer pois gostaria de saber se dessa forma poderei emitir notas para vendas de produtos e envia-las junto da mercadoria pelos corrêios ao cliente.

    Abraço, muito bom seus conteúdos!

  22. JAUDECI TOSTA escreveu:

    Olá Alexandre! Gostaria de saber se posso abrir uma transportadora no sistema EI (Empreendedor Individual), usando um nome fantasia. Um abraço e fique na paz

  23. Dedinhos Nervosos escreveu:

    Muito obrigada pelas dicas, Alexandre.

    Eles vão pedir tb o diploma? Ou algo parecido?

    Obrigada novamente.

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Não pede. abraço

  24. Márcia escreveu:

    Boa tarde Alexandre, suas informações são excelentes, se possível gostaria de saber qual a alíquota do imposto em SP, e se alguém que já é cadastrado pode me fornecer nota fiscal e se ele pode cobrar por isso?

  25. Márcia escreveu:

    Boa tarde Alexandre, achei excelente suas informações, e concordo com vc quando diz que os funcionários públicos pensam estão nos fazendo um favor.
    Grata

  26. aparecida augusta escreveu:

    vou seguir passo a passo todas as suas dicas, depois volto para lhe contar a minha experiencia ,mas quero deixar registrado o meu agradecimento por me mostrar o caminho fique com DEUS e tenha uma boa tarde

  27. JAUDECI TOSTA escreveu:

    Com o Empreendedor Individual, as coisas ficaram mais fáceis e simples,
    o Sebrae fornece todas as informações, e facilita a sua inscrição. Caso alguns dos internautas não tenha um Sebrae próximo do seu município, existe o 0800 para informações diversas. Boa sorte

  28. Poliana escreveu:

    Olá Alexandre, parabéns pela sua iniciativa em ajudar pessoas que como eu tem boa vontade e garra para fazer acontecer, mas a burocracia não deixa. Pretendo montar um site, que servirá de guia comercial,tenho a intenção de divulgar empresas, comércio, serviços… Tentei me enquadrar no MEI (MicroEmpreendedor Individual). Ele seria indicado no meu caso? e em qual categoria? Já me informei com o Sebrae e eles tiveram dúvidas em qual categoria me enquadrar. E até agora não sei o que fazer.
    Será que você pode me ajudar?
    Desde já, agradeço a atenção.

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Poliana, te aconselho a procurar um contador para te orientar. boa sorte!

  29. Nubia escreveu:

    Olá Alexandre,tenho duvidas estou afastada(na caixa),sou funcionaria, mas quero prestar um serviço de pesquisa, um bico ,eu posso tirar ccm?uma fez que já sou registrada na minha empresa?

  30. Cristiano André escreveu:

    Olá Alexandre;

    Excelente post, estava procurando informações a respeito. Sou de Vila Velha – Espírito Santo, vejo que você é de Guaraparí, município visinho. O que é muito bom! Minha dúvida seria em relação de taxação de imposto, quanto se paga pela emissão de NF? Sei que PJ é de 17% sobre o valor da nota, para o autonomo? É o mesmo percentual? Sou Design gráfico e web, tenho alguns clientes fixos mensais que não aceitam mais RPA, então, terei que fazer o procedimento que você orientou! Vou hoje a prefeitura para ver melhor e posto aqui o resultado. Minha única preocupação é realmente a tributação, pois como é fixo os valores de meus clientes mensais, creio que receberei menos do que firmado em contrato, levando em conta a porcentagem contratual! Poderia me exclarecer esta minha dúvida?

    Um grande abraço e mais uma vez, um excelente post!!!!

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Cristiano, paga-se o ISS, se não me engano cada cidade é um valor diferente.

    • Claudio escreveu:

      Olá Cristiano, tudo bem?

      Também sou Designer gráfico e preciso de nota fiscal para algumas editoras e sempre acabo arrumando emprestadas.

      Você conseguiu tirar a nota?

      Como que funciona? Quanto que desconta?

      Abraços

  31. walter escreveu:

    ola boa noite sou coperado mas costaria de emitir notas para empresa q presto serviço.sou motoboy costaria de saber se e dessa forma .qual o custo mensal q vou ter com inpostos da nota mais o contador .contos % pago sobre a nota ao emitir.

  32. Luciane escreveu:

    gostaria de saber na parte de consutoria em serviço de alimentação como devo fazer…cadastrar como autonomo???isso seria eu mais duas profissionais…qual seria as condições que devo fazer????

  33. eddy escreveu:

    Olá Alexandre, voce está de parabéns pela boa vontade em ajudar. Felizmente ainda encontramos muitas pessoas como voce, dispostas a esse auxilio desinteressado a pessoas que nem mesmo conhece e nunca conhecerá.
    Tenho algumas dúvidas, espero que possa ajudar a saná-las;
    Pretendo montar um site, que servirá de guia comercial em minha cidade. Como tenho intenção de divulgar empresas grandes também, não será suficiente trabalhar com simples recibos. Será que me enquadro nessa categoria? Será que teria sucesso seguindo esses passos que indicou?
    E, por último, O que voce acha do EI (Empreendedor Individual). Ele seria mais indicado em quais casos.
    Mais uma vez, Muito Obrigado.

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Eddy, com esta nova alternativa que é o Empreendedor Individual, penso que é a melhor alternativa para você. Sucesso em negócio. abraço

  34. Fernando Silva escreveu:

    Olá. Fazendo este sistema de autônomo, tenho que declarar imposto de renda todo ano ou o IR já é pago junto a cada nota que eu emitir?

  35. TEREZA escreveu:

    Olá, Alexandre!!
    Parabéns e obrigada pelos esclarecimentos..
    De fato a burocracia é grande, mas é unica forma de um autônomo trabalhar oferençendo um pouco mais de segurança aos clientes.
    A labuta é gande mas não tem outro jeito.
    O bom que de posse das suas informações a peregrinação é menor.

    Abraços!

  36. vanessa escreveu:

    Alexandre,
    Obrigada!!

  37. thiago escreveu:

    alexandre estou estudando formas de trabalhar como autonomo de forma legal! Li o texto e agradeço pois pode me ajudar muito !!! Mais queria saber mais uma coisa? SERA QUE EU CONSIGO TRABALHAR EM VARIAS AREAS EX (marceneiro,pintor,pedreiro) e usar uma unica nota? Desde já agradeço abraço!!!!!

  38. Andeciuala escreveu:

    Muito bom, quanto de imposto você paga pela nota de prestação de serviço?

  39. Leonardo Nogueira escreveu:

    Alexandre,

    No meu caso, não tenho imóvel em meu nome. Poderei do mesmo jeito registra este na prefeitura, para me localizar. E outra, você necessáriamente precisa ter o nível superior completo para ser se registrar como autonomo.?

    Obrigado.

  40. Helaine Garcia escreveu:

    Alexandre Rauta,
    boa noite!
    Acredito que vc. deveria se candidatar a trabalhar nas Prefeituras de todo o Brasil. Imagine que com sua desenvoltura e boa vontade a arrecadação dos municipios seriam muito maiores e a informalidade também. Isto representa o famoso ” comer pelas beiradas”. Pessoas desqualificadas trabalham sem nenhum treinamento e continuam burocratizando por falta de treinamento. O Brasil não está na frente pois pensa de ré! Parabéns por sua atitude. Agradecemos sua força. Vou lutar para conquistar meus direitos aqui em Belo Horizonte. êta povim dificir né mês?
    Brilhe sempre!
    Helaine – Belo Horizonte/MG

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Helaine, sim existem muitas pessoas desqualificadas, isso não temos dúvidas, mas creio que também existam várias pessoas qualificadas, acontece que o sistema brasileiro é burocratico, moroso e confuso, e estas poucas pessoas qualificadas ficam engessadas sem conseguir trabalhar corretamente. No geral, você tem total razão. Obrigado pelo comentário. abraço

  41. CARLOS escreveu:

    Voce sabe qual o tipo de nota fiscal é emitido para venda pela internet e entrega pelos correios. só sei que os correios exige a nota só não sei qual.

  42. francisco gouveia escreveu:

    boa tarde alexandre.
    estou estudando a possibilidade de iniciar uma pequena empresa de cobrança, gostaria de saber se posso me encaixar como profissional liberal pois é muito menos burocrático que abrir uma empresa.
    grato pela atensao e meus parabéns pelas dicas.

  43. TARCISIO ARAUJO escreveu:

    TARCISIO ARAUJO
    BOM DIA !!
    MUITA PAZ!!
    Há Lembrando que não tenho notas ainda ??????
    È só seguir estes passos em cima citados ???

    Obrigado!!

  44. TARCISIO ARAUJO escreveu:

    BOM DIA !!
    Eu faço Manutenção e reparação de máquinas e aparelhos de refrigeração e ventilação para uso industrial e comercial como faço para emitir nota fiscal com um custo baixo de impostos ??????

    obrigado pela atenção
    Tarcisio Araujo

  45. Marciléia escreveu:

    Apesar de cansativo, foi ótimo a maneira como você explicou o assunto. Agora já que está tão informado, será que poderia me responder outra coisa? Gostaria de saber se como autonoma eu consigo obter os serviços Visa e Master Card para o recebimento dos meus produtos.
    Obrigada, Marciléia.

  46. Vania escreveu:

    obigado pela infomação, poem resido em Itaquaquecetuba e foi facil, abri como autonomo. Claro tive que recolher algumas taxas, porem foi muito facil. Consegui realizar tudo no mesmo dia.
    Parabens pela iniciativa de ajudar os semelhantes, não são todos que possui esta generozidade.

  47. Felipe escreveu:

    Hey, belo post mas me de mais uma ajuda…
    eu vou precisar de um contador para que possa lançar as Notas emitidas
    ou da para eu mesmo fazer isto ?

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Felipe, você mesmo faz isso.

  48. Leandro Pedro escreveu:

    Uma pergunta:

    Com essa nota eu vou ter conta empresa para deposito? ou seja, uma conta PJ?
    alguem sabe me responder isso?

    Obrigado

  49. julio escreveu:

    meu muito bom parabens de verdade mesmo !!!

  50. Kleberson escreveu:

    Muito bom este post. Ahh se toda explicação fosse de fácil assimilação como a sua… Parabéns, e logicamente, obrigado.

  51. Leandro escreveu:

    Putz… já vi uma pergunta parecida com a minha…

    Já está respondido!

  52. Leandro escreveu:

    Olá Alexandre,
    Parabéns pelo post!

    Estou com uma dúvida. Estou montando uma loja virtual para revender bijuterias, você acha que posso fazer esse procedimento para emitir notas fiscais também?

    Eu pergunto isso porque não serei um prestador de serviços, serei um revendedor, será que posso me cadastrar como autônomo?

  53. Vanderlei oliveira escreveu:

    Olá Alexandre sou DESIGN INTERIOR e gostaria de saber se como autonomo posso ABRIR UM ESCRITORIO E FAZER propaganda com nome de fantasia em revista,jornais,internet e etc… e se na emissao da nf posso usar o nome de fantasia e quais os procedimentos que devo seguir e com relacao os impostos qual a porcentagem e etc…Seu site foi indicado por amigos.AGUSRDO RESPOSTA PELO MEU EMAIL OK! GRATO AMIGO

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Vanderlei, creio que divulgar o nome fantasia você pode, desde que não exista outra empresa com mesmo nome. Sobre a nota fiscal não tenho certeza, mas acredito que só possa colocar seu nome. Procure um contador para te orientar melhor. abração

  54. celeste escreveu:

    ALEXANDRE esquecir de perguntar se tambem posso fazer propaganda do meu trabalho com o nome de fantasia como por exemplo (estudio mega design). aguardo por favor urgente, fico muito grata e passarei seu blog pra outros que precisam de um pouco ajuda.

  55. Tania escreveu:

    Oi Alexandre!
    Sou estilista e gostaria de trabalhar com venda de bolsas somente através de site ou catálogo. Eu desenharia as bolsas e pediria para uma oficina de bolsas fazer para mim. Desta forma eu conseguiria me cadastrar como autônoma (já que venderia produtos) ou autônomo é considerado somente quem presta serviços?
    Obrigada!

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Tania, não sei te falar com certeza, creio que é só prestação de serviços. Para vendas é necessário ter Inscrição Estadual descaracterizando a prestação de serviços.

  56. Fabio escreveu:

    Alexandre,

    Quais impostos você paga com a emissão de NF ?
    que porcentagem é cobrada para NF de autonomo ? No seu caso…

    obrigado !

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Fabio, em média 5% de ISS. abraço

  57. SEBASTIAO escreveu:

    OLÁ BOA NOITE! FIQUEI MUITO SATISFEITO COM AORIENTAÇÃO Q VC ME DERAM OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE VC. ABRÇ;;;;;

  58. marta escreveu:

    OLÁ ALEXANDRE GOSTEI MUITO DAS DICAS ME AJUDOU MUITO, OBRIGADO! DEUS TE PROTEJA!

  59. Carlos Eduardo escreveu:

    Uma vez inscrito como profissional liberal poderá veicular seu nome em propagandas. tais como: listas amarelas. jornais e outros como profissional liberal? outra: no meu caso exerço serviços nas residências dos clientes, será necessário a informação de IPTU? desde já agradeço e, eventos como esse pode acreditar cria ânimo nas pessoas como eu e outras aqui que almejam prosperar sem que para isso estejam vinculadas a grandes empresas. e porque não sermos donos de uma?obrigado e prosperidade para seu empreendimento é o que desejo!!!

  60. Patrícia escreveu:

    Olá Alexandre gostei muito das dicas, só uma pergunta vc está em que cidade?

    obrigada

    Patricia

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Guarapari ES

  61. christianne escreveu:

    Olá gostaria de saber quais são os impostos/encargos a recolher do autonomo.

  62. Alexandre Rauta escreveu:

    Diego, fico feliz que tenha gostado do post e pedido para copiar, antes de simplesmente copiar sem pedir.

    Você pode postar o conteúdo, mas por favor, não copie, leia com atenção e escreva com suas palavras, depois no final cite a fonte, se fizer assim eu agradeço.

    abraço

  63. Diego Lima escreveu:

    Olá Alexandre,

    Muito bom esse post, muito bom mesmo, irei a semana que vem na prefeitura.

    Eu posso postar esse conteúdo no meu blog? acho que posts como esse devem ser divulgados com certeza.

    Estou abrindo uma empresa de Hospedagem de sites e emails empresariais.

    Valeu pela dica

    Um abraço

    Diego Lima
    diegolima@dslhost.com.br

  64. Ana escreveu:

    Alexandre, estou começando com minha empresa de publicidade, e estava pensando em abrir minha empresa legalmente CnPJ, mas a carga tributária me assusta!!!!
    Se eu me cadastrar como autônoma na prefeitura, consigo emitir nota normalmente? sem necessariamente ter um CNPJ?

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Ana, você pode perfeitamente, basta seguir este passo-a-passo, lembrando que em cada cidade a prefeitura age de uma forma diferente. abraços

  65. Márcio escreveu:

    Tenho uma dúvida, nas notas fiscais, você usa um nome fantasia como funciona? Eu tb quero emitir nota fiscal, mas tb queria usar um nome para meu serviço… como vc fez nesta parte do nome…

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Márcio, nota fiscal de autônomo utiliza-se seu nome.

  66. Marcel escreveu:

    Alexandre,

    Tenho uma dúvida. Sou graduado em comunicação social especialização em publicidade e propaganda, porém atuo no ramo de consultoria financeira. Conseguiria me cadastrar como autônomo para prestar consultoria na área financeira mesmo sendo formado em publicidade??? Teria alguma espécie de problema. Atuo na área financeira faz mais de 10 anos em instituições de grande porte. Aguardo o retorno. Parabéns pelas dicas.

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Marcel, creio que não há impedimento, basta dizer em que trabalha que o pessoal da prefeitura vai procurar em qual tipo de profissão encaixa. abraço

  67. everson escreveu:

    ola alexandre muito legal seu blog ,sempre acompanho na parte de como importar produtos da china ,enta tenho uma duvida: trabalho com T.I agora pra arrumei um bom cliente ,uma ceche que tem alguns micros ,sempre tem manutencao ,ai que vem o problemas ela recebe verba do governo ,entao todos os gastos para ser coberto tem que ter nota ,ai do motivo de eu prescisar tirar um certificado de altonomo ,para emitir nota fiscal ,ai o que quero saber é se tambem posso usar esta nota para emitir algumas vendas que faco na internet ,para noa correr o risco de ter mercadorias aprendidas em outros estados ,sera qeu posso emitir notas para venda ??/

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Valeu Everson, sobre a nota, tenho dúvidas, creio que a nota de autônomo é só para prestação de serviço. Quando fiz este tutorial, pensava em ser somente autonômo, agora com o crescimento dos meus negócios e os valores altos de impostos, já estou procurando um contador para abrir uma empresa, acaba valendo a pena.

  68. yuri escreveu:

    olá Alexandre , RPA e nota fiscal são as mesmas coisas? Qual a diferença? Pois vc comenta no post que fez tudo esses passos para se cadastrar e tirar a nota fiscal . Quando vc registra como autonomo eu sei que tem o RPA .Tire essa dúvida por favor. Sou protético e estou pensando em me registrar , ok? valeu

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Yuri, não, há diferenças, para retirar NF há toda uma burocracia, já o RPA basta preencher e enviar para a empresa que te contratou, o grande problema é que muitas não aceitam. abraço.

  69. Bruno escreveu:

    Alexandre,

    Estou saindo de profissional CLT para autonomo, porem, continuarei prestado serviço para a mesma empresa e para outras.

    Fiz o cadastro on-line no CCM ( cadastro de contribuinte mobiliario ) no site da prefeitura e descobri que não posso emitir nota fiscal apenas o RPA. As empresas não aceitam o RPA pois dizem que o mesmo cria vinculos do profissional autonomo com a empresa.

    Mesmo já estando cadastrado no CCM eu devo seguir os passos acima?

    • Alexandre escreveu:

      Bruno, sinceramente não sei te informar. O que foi descrito acima são minhas experiências, como não passei por situação parecida com a sua, não sei te dizer. Peço que procure um contador, ele tem conhecimento para te responder melhor do que eu.

      abração

  70. Debora escreveu:

    Alexandre,

    Sou funcionaria registrada de uma grande empresa, mas nos finais de semana presto consultoria a outras na aréa de marketing e preciso emitir nota fiscal de meus serviços. Posso assim mesmo ser autonoma? Não há problemas , pois estou registrada em uma empresa?

    • Alexandre escreveu:

      Debora, pode sim, basta seguir os passo descritos. abração

  71. Alexandre escreveu:

    Rubens, você pode trabalhar com autônomo sim, porém, estágio é estágio. Nada impede que seja um autônomo e um estagiário, a não ser que a empresa que trabalhe não permita.

  72. Rubens mendonça escreveu:

    Olá Alexandre,

    Trabalho na área de informática e achei muito interessante esse post.

    Sou contratado como estagiário em uma empresa terceirizada. Só que essa empresa cobra um valor muito alto para a contratante.

    Eu queria saber, se tem como eu trabalhar como autônomo, para que eu possa cobrar pelos meus serviços?

  73. franco escreveu:

    muito interessante

  74. Alexandre escreveu:

    Leandro, não sei te informar sobre nota eletrônica, desculpe-me.

    abraço

  75. Leandro escreveu:

    Alexandre,
    Obrigado pela dica.
    Tenho uma outra dúvida.

    Depois desse processo na prefeitura eu conseguiria emitir nota fiscal eletrônica ou preciso ir a gráfica obrigatoriamente?

    Obrigado!

  76. Alexandre escreveu:

    Leandro, acho que sei o seu problema, já aconteceu comigo. Acontece que infelizmente os funcionários da prefeitura normalmente, pelo menos aqui na minha cidade tem pouca vontade em ajudar.

    Não adianta ligar e nem pedir para que eles emitirem uma nota, o que você tem que fazer é exatamente o que expliquei no post, chegar na prefeitura e se cadastrar como autônomo, eles vão te perguntar a área, se você for formado em publicidade, informe que é publicitário, senão, diga que é na área de informática.

    Após pagamento de todas as taxas, e já com a inscrição municipal você deve dar entrada no pedido de autorização para emissão de nota fiscal. Paga-se mais taxas e vá na gráfica.

    Basta seguir criteriosamente o que descrevi no post que tudo vai dar certo.

    abraço

  77. Leandro escreveu:

    Alexandre,

    Liguei para duas prefeituras a do Rio de Janeiro e a do município de Duque de Caxias para tentar me informar, as duas me disseram que não emitem nota, não sei se não fui claro em minha explicação ou se realmente eles não emitem.
    Sou Design e prestava serviços de editoração eletrônica mas parei e gostaria de voltar mas não gostaria de comprar nota por ser ilegal nem de abrir empresa, não seria uma boa opção para mim.

    Como devo perguntar corretamente na prefeitura para ter uma explicação correta deles?

    Eles me perguntaram que tipo de serviço presto e eu falei Design.

    Pode me dar uma luz?

  78. Watiley escreveu:

    Alexandre, parabens pelo post, depois d todo o processo, vc tem que pagar alguma taxa mensal??? e vc sabe me informar se a pref. paga mais caro por ser autonomo?? pois se pagar mais karo ela náo daria mais credibilidade a empresas juridicas… obrigado, e aguardo..

    • Alexandre Rauta escreveu:

      Watiley,
      Não é pago nada mensalmente, o cadastro de autonomo é feito uma vez por ano, você só paga o ISS para o munícipio referente aos valores das notas fiscais.

      abraço

  79. Alexandre Rauta escreveu:

    Olá Francisco,

    Basta seguir os passos descritos, não tem segredo, é burocracia de prefeitura mesmo.

    abraço

  80. Francisco Renato Vieira escreveu:

    Gostaria de saber como faço para me tornar autônomo? pois sou cabeleireiro e não tenho nem um cadastro na prefeitura ; como posso fazer isto? desde já agradesso pela atenção.

  81. Alexandre Rauta escreveu:

    Olá Rodrigo,

    Realmente é uma burocracia.

    Obrigado pelo comentário.

    abração

  82. Rodrigo escreveu:

    Alexandre! muito bom teu post su de porto alegre e os tributos para abertura e manteçao de uma empresa por aqui são realmente muito altos!
    O tempo pra registrar cnpj é gigantesco.

    obrigado..Valew

  83. Paulo Lima escreveu:

    É Alexandre esse mês de novembro está sendo ótimo, vou ter que passar pelos dez itens pra conseguir receber do hotwords…

    Depois escrevo um post contando como foi minha experiência…

    E obrigado novamente por compartilhar as informações !

    []s

  84. Ana Cristina escreveu:

    Suas explicações são ótimas, Alexandre, parabéns! Sou tradutora e penso na possibilidade de abrir empresa só para emitir nota fiscal, por exigência dos clientes, que não querem mais RPA. Mas essa alternativa da nota fiscal da prefeitura é ótima, vou me informar mais. Espero que as empresas não criem problemas. Adorei!

  85. Fabiana escreveu:

    Nossa! Dá um trabalhão mesmo, mas pelo menos vale a pena. E com certeza este teu texto vai ajudar bastante gente. Mesmo com as prefeituras agindo de modo diferente, já dá uma luz do que fazer.
    :)

  86. Alexandre Rauta escreveu:

    Olá Leonardo,

    Tudo bem, mas faça um pequeno texto dizendo que que se trata e coloque meu link, não faça cópia integral do post.

    abração

  87. Leonardo Cabral escreveu:

    Legal Alexandre;

    Muito bom esse post, muitos autônomos deixam de fazer negócios com empresas grandes porque não tem nota fiscal.

    Vou publicar teu post no meu blog (direcionado à empresários e profissionais liberais) com a referência do teu blog ok?

    Um abraço!

    Leonardo Cabral
    Proprietário da Inovare Gráfica e Editora (www.aginovare.com.br)

    Acesse meu blog: http://aumentesuasvendas.blogspot.com e veja como melhoras suas vendas através de idéias e ferramentas para divulgar seu negócio.

    • negra_ly02@hotmail.com escreveu:

      oi acho legal sua opinião pois o ccm ajuda muito aos outonomos

  88. Alexandre Rauta escreveu:

    Silvano,

    Quem dera se fosse fácil. Funcionários públicos pensam que estão fazendo favor para os contribuintes, infelizmente.

    abração

  89. Silvano Vilela escreveu:

    Ufa… Credo estou cansado só de ler, não dá para fazer pelo site da prefeitura? Hehe, preencher, depois entra no site da gráfica envia o modelo e pede para mandarem no seu endereço. Muito fácil assim… Afinal se fosse desta manira, não iria ficar aparentando e sentido que deve um favor para a prefeitura… Simplificar que nada, se da para complicar.

  90. Alexandre Rauta escreveu:

    Paulo,

    Não tão simples, mas tentei ajudar.

    abração

  91. Paulo Lima escreveu:

    Puxa Alexandre quanta coisa tem que ser feito hein !

    Muito bom o post, pois será útil a muitas pessoas que querem emitar nota fiscal como autonomo e não sabem como…

    Depois deste tutorial passa-a-passo fica até que simples !

    []s

    • Solange escreveu:

      Alexandre,

      Quanto ao ISSQN, vc recolhe valor fixo anualmente ou um percentual do Total de cada Nota Fiscal emitida?

      Solange.

      • Alexandre Rauta escreveu:

        Cada nota. abraço

    • mizael anastacio escreveu:

      cara essa informação foi muito util eu ja sou cadastrado como pessoal juridica mais ainda não conseguir emetir nota fiscal.

      vaelu pela dica.

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.