Univesp – a Universidade Virtual do Estado de São Paulo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp –, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, foi criada em 2008 com o objetivo de expandir o ensino superior público, tanto em número de vagas, quanto em abrangência geográfica. É a união dos recursos humanos e materiais das universidades estaduais paulistas e dos parceiros no projeto com os recursos metodológicos, tecnológicos e financeiros alocados pelo Estado para garantir educação de qualidade para o maior número possível de alunos.

Fazem parte do convênio que compõe a Univesp a Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com o apoio do Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza e a Fundação Padre Anchieta.

O conteúdo curricular e projeto acadêmico dos cursos oferecidos pela Univesp são formulados pelas universidades que os propõem, que também são responsáveis pelo processo de seleção dos estudantes e pela avaliação de desempenho. A Univesp garante as verbas necessárias para o funcionamento e os recursos de tecnologia da informação.

Todos os cursos são realizados a distância, na modalidade semipresencial, com encontros semanais obrigatórios, em que também são realizadas as avaliações. As demais atividades acadêmicas são realizadas por meios digitais, através de ambientes cooperativos, da TV Univesp e de videoaulas. A TV Univesp, canal 2.2 da multiprogramação da TV Cultura oferece apoio aos alunos, além de conteúdos para a sociedade em geral. A emissora está no ar desde 2009, com programação das 8h às 24h.

O programa também oferece a Pré-Univesp, revista digital dirigida aos concluintes do ensino médio. A Pré-Univesp é mensal, com enfoque em temas da atualidade, nas disciplinas questões das provas do vestibular. A revista também está disponibilizada no site da Univesp. Para acessá-la, é preciso fazer um cadastro.

O processo seletivo

As provas do vestibular são aplicadas nas universidades e instituições nas quais os cursos são ministrados. Para os cursos de graduação, o conteúdo das disciplinas do ensino médio é abordado nas questões. As capacidades de ler e interpretar textos e de solucionar problemas do cotidiano também são cobradas no vestibular.

Nas especializações, a seleção é voltada para as particularidades do curso escolhido. Cada instituição estabelece critérios próprios, apresentados durante as inscrições para a seleção de novos alunos. Os sites das instituições apresentam os calendários de inscrições para os cursos regulares e também para vários cursos livres e mesmo intercâmbios culturais em outros países.

Os cursos

Todos os cursos da Univesp aliam tecnologias de informação e comunicação – internet e televisão digital – com as tradicionais metodologias do ensino presencial, nas atividades realizadas nos polos de apoio. O conteúdo dos cursos é explorado através de diversas mídias, inclusive a impressa.

No ambiente virtual, os alunos utilizam ferramentas de interatividade para conversar com colegas, professores e tutores, conhecer as disciplinas que deverão ser cursadas no semestre e as atividades individuais e em grupo que serão desenvolvidas, visando ao aprendizado. Os tutores – na maioria, docentes da instituição que promove o curso – permanecem online em horários predeterminados, para discutir com os alunos e grupos de trabalho formados e orientar pesquisas e debates.

Nos polos de apoio, são realizadas atividades semanais obrigatórias: aulas, seminários, painéis, práticas de laboratório e avaliações. Os polos estão implantados nos campi das universidades, do Centro Paula Souza e em instalações de diversas instituições públicas. As principais cidades paulistas contam com polos de apoio.

A Univesp oferece os cursos de Pedagogia, licenciatura em Ciências, Tecnologia de Processos Gerenciais e as especializações em Ética, Valores e Cidadania na Escola e Ética, Valores e Saúde na Escola. Além destes, estão disponíveis os cursos extracurriculares de inglês e espanhol básicos. Está em discussão a implantação de novos cursos.