Um passeio pela curiosa La Paz

Logo que chega a La Paz de avião, o turista mais desavisado se impressiona: como pode a capital localizada em maior altitude do planeta estar “lá embaixo”?

Essa é apenas a primeira surpresa que Nuestra Señora de La Paz, nome completo da cidade, reserva aos seus visitantes. Localizada a 3,6 mil metros de altitude, a capital da Bolívia na verdade está em um vale da Cordilheira dos Andes, rodeada de montanhas muito mais altas. O próprio aeroporto de El Alto, cidade vizinha, está acima do nível da metrópole, a 4 mil metros de altura em relação ao nível do mar. Daí a surpresa inicial: La Paz está 400 metros de altura abaixo do nível onde está o seu aeroporto.

Com pouco mais de 900 mil habitantes, La Paz tem um clima frio, justamente devido à altitude. Sua latitude é praticamente idêntica à de Brasília ou Goiânia. A cidade pode ser acessada de carro também: a Ruta 4 liga a metrópole a Corumbá, no Mato Grosso do Sul. São cerca de 1.500 quilômetros de distância, o equivalente entre uma viagem entre o Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O rio Choqueyapu corta La Paz e remete às suas origens. Foi em suas margens que a cidade foi fundada, em 1548. A cidade é dividida em nove macrorregiões. Os bairros mais turísticos são o Centro Histórico, a Zona Central (local de muitas lojas e restaurantes) e Miraflores (centro recreativo e comercial da cidade). Na zona sul da cidade está localizada a maior parte dos bairros residenciais de La Paz. A altitude é menor, variando entre 2,8 e 3,2 mil metros.

Outras atrações turísticas imperdíveis na cidade são a Catedral Metropolitana, a Plaza Murillo (sede do governo da Bolívia), o Museu de Arte de La Paz, o sítio arqueológico de Tiwanaku e a Chacaltaya, que é a estação de esqui mais alta do mundo, localizada a 30 quilômetros da cidade, em plena Cordilheira dos Andes, a 5,4 mil metros acima do nível do mar.