Saint-Germain e os mestres ascensionados

Saint-Germain nasceu no final do século XVII, teve vários mitos atribuídos a ele ainda em vida. Pode ter sido filho do príncipe da Transilvânia ou da viúva de Carlos II, da Espanha. Viajou muito pela Europa e angariou amizades influentes: Luís XV, da França, Jean-Jacques Rousseau, que o considerava a personalidade mais intrigante que já conhecera, e Catarina, a Grande, da Rússia.

Morreu em 1784 e no final do século XIX surgiram os primeiros rumores de aparições de Saint-Germain, mas os teosofistas afirmam que ele não morreu, mas ascendeu a dimensões purificadas: é a doutrina dos mestres ascensionados.

Algumas sociedades místicas dizem que Saint-Germain teve várias encarnações: como o profeta Samuel, o filósofo grego Proclo, José, pai de Jesus, o mago celta Merlin, o fundador da Ordem Rosacruz, Christian Rosenkreutz e Cristóvão Colombo, entre outras.

Foi desenvolvida a teoria da Chama Violeta. Para seus seguidores, o conde seria o mestre ascenso do sétimo raio, que emana a chama violeta, fogo sagrado de purificação espiritual. Ainda segundo os adeptos, a chama violeta tem o poder de “queimar o carma” e, por isso, seria a chama da misericórdia, que libera os seres de compromissos contraídos noutras existências, liberando-os para ascenderem a outras dimensões, se a necessidade de novas encarnações.

Os demais raios são:

• a chama azul, que representa a vontade de Deus, dirigida por El Morya;
• a chama dourada, que representa a sabedoria, dirigida por Confúcio;
• a chama rosa, o poder divino, dirigida por Rowena;
• a chama branca, pureza, renovação e ressurreição, dirigida por Serápis Bey;
• a chama verde, a verdade e precisão das leis, dirigida por Hilárion;
• a chama vermelha e dourada, paz, colaboração e solidariedade, dirigida por Nada.

De acordo com esta doutrina, Jesus ocupou até recentemente a direção do sexto raio e agora foi ascensionado a instrutor do mundo. Cada ser que nasce na Terra tem seu raio individual e recebe a proteção do seu diretor, no caminho da sua evolução espiritual.

No Brasil, existem várias sociedades ligadas à Chama Violeta e a doutrina dos mestres ascensionados. Estes grupos afirmam ter como objetivo promover o desenvolvimento integral dos homens, fortalecendo a paz mundial e a solidariedade entre os homens.

Estes grupos são deístas, mas não são ligados a uma religião ou filosofia. Em seus cursos e palestras, são abordados temas como formas de superar problemas existenciais e o sofrimento, a prática da caridade e o amor ao próximo.