Redutores de gordura funcionam?

Clínicas de estética, spas, drogarias e lojas de cosméticos costumam manter prateleiras lotadas de produtos destinados à redução da celulite e da gordura localizada. No entanto, diversos estudos com centenas de mulheres e homens observaram que a maioria dos géis e loções redutores de gordura nem sequer atingem a camada de gordura, agindo apenas no nível da pele.

Uma pesquisa realizada pela Proteste (uma associação de defesa dos direitos dos consumidores) em 2009 indicou que alguns produtos conseguem melhorar a aparência quase dois terços das mulheres que usaram alguns produtos durante dois meses obtiveram uma redução média de 16% em dois meses de tratamento. Alguns redutores de gordura conseguiram retirar dois centímetros das medidas de coxas e quadris. Como se vê, a redução não ocorre num passe de mágica. Os dados completos do estudo podem ser acessados no site da Proteste.

Cada produto tem indicações definidas pelo fabricante, mas em geral precisam ser aplicados duas vezes ao dia, em massagens de média pressão, com movimentos circulares, direcionando a gordura para a região da virilha, onde ela é mais facilmente eliminada. A massagem ajuda a quebrar as moléculas de gordura e aumenta a absorção do produto. A técnica é semelhante à drenagem linfática, que comprovadamente age em benefício de uma silhueta mais atraente.

O funcionamento é semelhante: os géis e loções prometem aumentar a circulação na região (braços, abdômen, glúteos, coxas), o que determina a queima de gorduras. O abdômen definido é o que se mais beneficia com o uso de redutores de gordura, porque os depósitos são mais superficiais.

Redutores de Gordura: Pensando na saúde e na aparência

A utilização dos redutores de gordura deve estar associada à ingestão de líquidos e a uma alimentação balanceada. É ilusão pensar que o uso tópico de um creme fará a gordura desaparecer, numa pessoa com maus hábitos alimentares. É preciso reduzir o consumo de alimentos gordurosos, açúcares, incluir a ingestão de fibras, frutas, verduras e legumes, reduzir os intervalos entre as refeições, para garantir a sensação de saciedade e evitar almoços jantares e pesados.

O consumo excessivo de sal provoca retenção de líquidos provoca inchaços – e um abdômen saliente, em consequência. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de uma colher de café de sal por dia. Vale lembrar que o sal não está presente apenas no tempero dos alimentos: muitos produtos diet e light apresentam alto teor de sódio, para melhorar o sabor. Sopas industrializadas e pratos congelados compensam no abuso do sal a ausência de ervas e condimentos.

A partir dos 30 anos, o metabolismo se torna mais lento e, portanto, o organismo necessita de menos energia para executar as mesmas tarefas (respirar, digerir, caminhar, excretar, etc.). No entanto, a maioria das pessoas mantêm os mesmos hábitos alimentares. O resultado é acúmulo de gordura: no homem, especialmente no abdômen e, na mulher, nos quadris e coxas.

Redutores de Gordura Funcionam? É preciso ler as embalagens

Muitos redutores de gordura prometem bons resultados, mas é preciso estar atento aos rótulos. Apesar da sensação de aquecimento, produtos a base de mentol e cânfora agem apenas nas camadas superficiais da pele, estimulando a circulação sanguínea. Conseguem acelerar a queima de gorduras – que acontece na respiração celular, quando o organismo usa o oxigênio para transformar glicose em energia –, mas a perda é mínima, quase imperceptível.

Já a Centella asiática, planta originária do leste africano, sul da Ásia e Oceania, parece oferecer melhores resultados. Estimula a produção de colágeno (responsável pela elasticidade das fibras musculares), ajuda a eliminar toxinas e estimula a circulação local, favorecendo a eliminação de células adiposas.

Produtos a base de chá verde e romã também estimulam a eliminação de toxinas e na circulação sanguínea. A cafeína, com o apoio de novas tecnologias, garante uma penetração profunda, facilitando a queima da gordura.