Qual o músculo mais forte do corpo humano?

Os músculos são partes essenciais do nosso corpo, são eles os principais responsáveis pelos nossos movimentos, pois informam aos nossos ossos à atividade que deve ser executada, contraindo-os ou relaxando-os conforme nossa necessidade. Analisando desta maneira é impossível imaginar como seria nosso organismo se os músculos não existissem, além dos movimentos, eles nos dão estabilidade e ajudam a manter órgãos vitais funcionando sem descanso.

Além de sua função primordial, quando bem cuidado e malhado, o músculo também é sinônimo não só de força, mas de beleza e sexualidade. Não é à toa que as academias estão cada vez mais lotadas, é a busca pelo corpo perfeito onde trabalhar a musculatura é essencial.

Mas se tratando da força da musculatura, sinto decepcioná-los, infelizmente não existe um consenso sobre qual músculo seria o campeão de força, pois isso depende de ponto de vista, ou seja, de como sua força é medida, mas a maior parte dos especialistas vota no Masseter que é o músculo responsável pela pressão aplicada na mastigação, ele é muito exercitado tanto para a mastigação quanto para a fala e por isso está no ranking dos músculos mais fortes do corpo humano.

Há quem diga que ele perde para o Gluteus Maximus, isso mesmo, os nossos glúteos, pois são eles os responsáveis por nos ajudar a permanecer com o corpo ereto e não cairmos para trás, são músculos que aguentam uma grande carga de exercícios e se bem trabalhados podem ultrapassar a força do Masseter.

Outro concorrente para este páreo é o Sóleo, o músculo da batata da perna, alguns estudiosos afirmam que o Masseter é o campeão quando o assunto é pressão e que o verdadeiro campeão de força é o Sóleo porque junto com os glúteos nos ajudam a ficar de pé e se não fossem constantemente exercitados estaríamos sempre caindo sobre nós mesmos. Sem ele não conseguiríamos andar ou correr.

Especialistas também afirmam que o músculo uterino, o Miométrio, usado durante o parto é o mais forte, pela intensidade de sua ação ao contrair e relaxar para auxiliar no momento do parto, mas ele acaba perdendo o posto por não ser um músculo muito requisitado e dependente de uma série de fatores hormonais.

Os músculos cardíacos tem a função de contrair e relaxar o coração bombeando sangue por todo nosso corpo e são, inquestionavelmente, fortes candidatos, embora não possuam a mesma agilidade e rapidez de músculos de outras partes do nosso organismo.

Agora, o mais polêmico de todos, sem dúvida, é a Língua, por sua versatilidade e associação de energia, potência e flexibilidade. Alguns dão a ela o título de músculo mais forte do corpo humano por comparar o seu tamanho em relação a sua força, pois além de a língua ser composta por diversos outros músculos ela trabalha em parceria com o coração sendo coadjuvante para que ele se exercite sem parar, seus movimentos de contorção também auxiliam a nossa fala, mas será que ela é páreo para os demais músculos?

E você, já decidiu quem seria o vencedor desta competição? Deixe seu comentário.