Para que serve o vidro líquido?

Vidro líquido não é exatamente uma novidade, e as tecnologias prometem que ele será bem útil para ajudar na limpeza.

Quando se aquele um objeto de vidro a cerca de 1.500º C, o material derrete. Se ele for resfriado, endurece novamente, e corre o risco de quebrar.

A novidade é que a nanotecnologia está sendo aperfeiçoada e através dela será possível projetar uma espécie de vidro que permanece líquido mesmo em contado com o ar, ou em temperaturas normais. Ele será como água, e vai ajudar a manter tudo em ordem e limpo. O principal agente do produto é o óxido de silício (SiO2), que se enlaça formando nanoporos e impede a ultrapassagem de fragmentos maiores, como o pó. Outro ingrediente confere ao vidro líquido elasticidade, assim os objetos que receberam aplicação podem ser esticados sem afetar a estrutura do produto.

O vidro líquido, quando aplicado sobre algum objeto, resseca e vira uma camada de aproximadamente 100 nanômetros. Essa camada funciona como uma espécie de escudo e preserva a área de arranhões, líquidos, pó, sujeira e alguns micro-organismos. Estudos realizados por uma empresa britânica de alimentos comprovou que o material diminui em até 99% o risco de contaminações e infecção por bactérias prejudiciais, a Salmonellas, por exemplo.

Depois que a sujeira se fixa no vidro, sai mais facilmente, o que vai ajudar o bolso das donas de casa, que gastarão menos com outros produtos para limpeza. Em algumas cidades da Alemanha e da Áustria, a substância é utilizada em casas, prédios e monumentos, para prevenir contra a sujeira urbana.

Algumas empresas fora do Brasil estão utilizando o vidro líquido em veículos e alimentos. A BMW está usando o produto para a proteção dos carros, contra arranhões, assim como a prefeitura de Londres, que o utilizou nas ambulâncias. Em território brasileiro a substância está sendo testada em diversos hospitais, e locais alimentícios, como fast-foods e restaurantes, além de empresas com serviços de proteção a veículos. Nos restaurantes o vidro está em teste sendo aplicado naquelas regiões que ficam mais propensas a sujeira ao longo do dia. Nos veículos, o produto serve para proteger o para-brisa. A empresa comercializadora da substância no país não tem previsões para disponibilizá-la diretamente a clientes comuns.

Além de ajudar na limpeza de objetos e superfícies, mais uma coisa que impressiona é a possibilidade de utilização do vidro líquido em tecidos, que ficam protegidos contra líquidos e manchas. A roupa pode ser esticada e a camada protetora continuará intacta. Isso ocorre porque a nanotecnologia permite que o vidro líquido forme uma camada extremamente fina, que não obstrui a passagem de ar nem altera o formato da roupa no corpo.