Os países mais povoados do mundo

Quem pensa em Mônaco lembra de muito luxo: iates caríssimos, cassinos, hotéis de cinco ou mais estrelas, moradores mundialmente famosos. Uma palavra que definitivamente não combina com Monte Carlo é “aperto”. Pois saiba que, apesar de todo o luxo, Mônaco é o país mais apertado do mundo para se viver. Nenhuma nação do planeta concentra tanta gente em tão pouco espaço como lá.

monaco-pais-mais-povoado

Mônaco encabeça de longe a lista dos países mais povoados do mundo, ou seja, os que possuem maior densidade populacional. Nos menos de 2 km² de área, são 32 mil moradores, o que dá 16 mil habitantes/km². O segundo país mais povoado do mundo, Cingapura, tem 6,4 mil habitantes/km².

A lista é encabeçada por micropaíses, todos com menos de 1.000 km² de área (a cidade de São Paulo tem 1,5 mil km² de área). Além de Mônaco e Cingapura, aparecem como os países mais povoados da Terra o Vaticano, Malta, Maldivas e Bahrein.

cingapura-pais-povoado

Deixando os micropaíses de lado, é na Ásia que temos a maior concentração de países povoados do mundo. Neste caso, Bangladesh lidera a lista mundial. São 145 milhões de habitantes concentrados em uma área equivalente ao Acre, ou metade do Rio Grande do Sul. A densidade populacional por lá é de 1.002 habitantes/km². Em segundo lugar aparece a Coreia do Sul, com 491 habitantes/km². A seguir vem a Holanda (395 hab/km²), o Líbano (367 hab/km²), a Bélgica (339 hab/km²) e o Japão (337 hab/km²).

O Brasil é um dos países menos povoados do mundo. Nossa densidade populacional é de apenas 21 habitantes/km², a 159ª maior do ranking mundial. Nesta classificação, estamos próximos dos Estados Unidos e de vizinhos sul-americanos como Chile, Peru e Uruguai. A Argentina é apenas a 174ª, com 14 habitantes/km².

Densidade demográfica no Brasil

Tirando o Distrito Federal (que não é um estado), a unidade federativa do Brasil com maior densidade demográfica é o Rio de Janeiro. São 366 habitantes/km². A seguir aparecem São Paulo (166 hab/km²), Alagoas (112 hab/km²) e Sergipe (94 hab/km²). Os estados menos povoados, claro, encontram-se na região amazônica. Mato Grosso, Amazonas e Roraima, os dois últimos com cerca de 2 hab/km².