Os melhores tratamentos caseiros

Nem todos têm tempo, paciência ou dinheiro suficiente para frequentar salões de beleza semanalmente. Mesmo assim, podem ficar “bonitos na fotografia” fazendo tratamentos caseiros. Inicialmente, é necessário pôr a mão no bolso para adquirir alguns ingredientes, mas os potes são grandes, duram bastante e podem ser comprados em lojas de cosméticos.

Para hidratar a pele

Esta dica também serve para afinar a pele de joelhos e cotovelos, além de clarear axilas e virilhas. Basta misturar uma colher (de sobremesa) de manteiga de caritê com uma colher (de sopa) de semente de linhaça ou de gergelim, aplicar na pele e deixar agir por cinco minutos. Em seguida, lava-se a região com o sabonete indicado para o tipo de pele. Fazendo isto uma vez por semana, a hidratação está garantida.

Para hidratar o cabelo

Esta receita é boa também para quem tem tintura nos cabelos. Basta aplicar manteiga de caritê por toda a extensão dos fios, com o cuidado de evitar a região das raízes. Em seguida, é necessário cobrir os cabelos com papel alumínio e deixar a manteiga agir por 30 minutos. Depois, é só lavar com xampu e condicionador.
Cabelos oleosos também precisam de hidratação: para eles, o indicado é bater duas claras de ovo em neve, aplicar nos fios, deixar agir por 30 minutos e lavar em seguida. Não é preciso usar touca neste tratamento, que deve ser repetido a cada 15 dias.

Queda de cabelos

Um chá com duas colheres (de sobremesa) de folhas de amoreira (encontradas em lojas de produtos naturais) deve ser aplicado no couro cabeludo com uma mecha de algodão, em movimentos circulares e suaves. Deixe agir por 30 minutos a leva normalmente.
Este tratamento deve ser feito a cada dois dias (ou diariamente, se a queda for severa) e, depois da aplicação, a exposição ao Sol deve ser evitada.

Cravos e espinhas

O terror dos adolescentes está com os dias contados com esta receita: um morango grande amassado, uma colher (de sobremesa) de iogurte natural, uma colher (de sobremesa) de açúcar cristal. Mistura-se tudo e aplica-se na pele, em movimentos circulares.
Outra opção: uma colher (de sopa) de argila verde ou branca (usada para fazer massagens) e um pouco de água, o suficiente para fazer uma pasta. Aplica-se na pele e deixa a máscara por 20 minutos. Não há espinha que resista. A argila também combate rugas.

Tonificação da pele

Kiwi é um excelente esfoliante. Basta esmagar a fruta e aplicá-la no rosto e retirá-la com água fria. O tratamento pode ser complementado com a aplicação de gaze umedecida em suco de maracujá, por 20 minutos e logo após uma máscara de manga e iogurte natural (a fruta deve ser esmagada, e não batida no liquidificador), por mais 15 minutos. O tratamento pode ser realizado semanalmente e é indicado também para combater a flacidez da pele dos fumantes.

Escalda-pés

Apesar do nome, pode ser feito com água morna e é excelente para descansar após um dia cheio de atividades. Basta encher uma bacia e colocar bolinhas de gude no fundo e um punhado de sal grosso, movimentando levemente os pés mergulhados. O tratamento fica melhor com o acréscimo de algumas gotas de óleo de menta, eucalipto, hortelã, etc. As solas dos pés ficarão mais finas e o relaxamento está garantido.

Compressa contra olheiras

Esta é uma receita simples e fácil, que pode ser feita diariamente. Basta alternar compressas de água quente e fria na região sob os olhos. Isto provoca vasoconstrição, aumenta a circulação sanguínea na região e reduz o escurecimento. Os resultados não são imediatos, mas em uma semana os efeitos já podem ser observados. Rodelas de pepino cru também são boas opções para reduzir as olheiras. É preciso deixar ao menos cinco minutos, sempre diariamente. O pepino também melhora o ressecamento da pele do rosto.

Para unhas quebradiças

Misture um vidro de base incolor, meio alho picado e um cravo da índia. Depois, é só aplicar a cada 15 dias. Mantenha o frasco em ambiente escuro, para evitar a deterioração.

As unhas também se fortalecem com azeite misturado a limão. É só fazer a receita e aplicar, deixando agir por cinco minutos e repetir a operação semanalmente. Além das unhas, é preciso passar a solução também sobre as cutículas.