O que acontece quando uma pessoa está em coma?

Ficar numa cama de hospital por anos a fio, sem responder a nenhum estímulo, sem falar, sem movimentar nenhum membro, este é o denominado estado de coma. Existem alguns misteriosos relatos de pessoas que mesmo deitados em estado de coma. São capazes de ver as pessoas que estão ao seu redor. Outras dizem que viveram experiências extraordinárias e que conheceram lugares históricos ou celestiais. O fato é que esses relatos intrigam a comunidade médica mundial e os familiares.

Uma pessoa pode entrar no estado de coma se sofrer:

– Um traumatismo craniano

– Qualquer infecção do sistema nervoso central

– Se tiver tumores no cérebro

– Se tiver um AVC

– Se tiver distúrbios metabólicos como hipoglicemia

– Intoxicação como um coma alcoólico

A pessoa perde a consciência, segundo os médicos. Vive apenas com a ajuda de aparelhos respiratórios e vive num estado vegetativo por anos. Sem que haja qualquer movimento de olhos, espasmos, fala, sem qualquer reação a nenhum estímulo. Os médicos apenas esperam que a pessoa acorde. Esse estado pode durar horas, dias ou anos.

E mesmo com todo o avanço da medicina, os médicos ainda não são capazes de explicar os relatos de pessoas que acordam do coma e dizem ter vivido experiências extraordinárias.

Os principais relatos de pessoas que estiveram em coma:

Visão de um túnel negro

Este túnel seria o principal caminho de ligação entre a vida e a morte. Um túnel negro aonde ao final ou a pessoa vai a um caminho de luz, ou continua num caminho escuro e de trevas.

Pessoas que foram para a luz

Relatam que foram recebidas por entes queridos que já morreram ou por pessoas muito simpáticas e que emanam luz. Descrevem ambientes extraordinários. Paisagens naturais muito exuberantes, com cachoeiras, árvores frutíferas, animais que nunca viram, e seres muito alegres vivendo em plena harmonia.

Pessoas que foram para caminho das trevas

Estas pessoas mudam de vida após acordar do coma. Relatam que têm visões de um lugar cinzento. Onde não existe nem um feche de luz, e que sempre estão sendo perturbados por pessoas que ficam julgando e culpando por atos que a pessoa fez na vida. Além disso, é um lugar onde não há descanso, não há sossego e não a nenhum tipo de paz. Relatos de criaturas monstruosas e de vozes assustadores que importunam a pessoa a todo o momento.

Algumas experiências relatam fatos históricos como de estar vivendo na idade média. Onde se passa por dificuldades e julgamento de reis e rainhas. Algumas pessoas quando acordam chegam a dizer detalhes que impressionam sobre lugares que realmente existiram e que estão relatados em livros de história.

Outras experiências mais intrigantes são pessoas que quando acordam descrevem detalhes de tudo o que se passou quando estavam em coma. Descrevem detalhes de momentos tristes de entes queridos e de diálogos ao pé do ouvido quando estiveram em coma. E isto para os médicos não tem explicação. Pois pessoas em coma não podem ouvir, em alguns casos raros elas ouvem, mas o cérebro não é capaz de discernir palavras, devido aos fortes sedativos que são aplicados para manter a pessoa viva.

Enfim, existem muitas coisas intrigantes e sem explicação que verdadeiramente desafiam toda a capacidade de compreensão humana. Basta perguntar as pessoas que estiveram neste estado que os relatos são surpreendentes e sem explicação.

Relacionados