O sucesso da música católica popular no Brasil

A música católica popular brasileira é marcada por características como o uso de instrumentos populares (violão, teclado, bateria, etc.) e o uso de linguagem de fácil entendimento e disseminação. O sucesso deste estilo musical vem sendo plantando desde a década de 80, com a ascensão do movimento da renovação carismática católica (RCC) no Brasil. Podemos ver neste movimento o cerne da conscientização da igreja católica da necessidade de ter uma linguagem mais coloquial para atrair novos fiéis, principalmente os mais jovens.

Em 2008, o fenômeno de vendas foi o DVD do Padre Marcelo Rossi, com mais de 50 mil cópias vendidas – número altíssimo se considerarmos os índices de pirataria digital no Brasil. Esse fato veio seguido do comparecimento de mais de 3 milhões de pessoas no evento “Paz sim, violência não”, que ocorreu no Autódromo de Interlagos, São Paulo.

Com isso, produções independentes são cada vez mais raras, sendo que muitos padres e cantores deste tipo de música já fazem parte do casting de grandes gravadoras. Hoje podemos citar vários nomes na importância na disseminação do culto católico através de músicas, dentre eles Padre Zezinho, Padre Fábio de Melo, Padre Antônio Maria, Padre Reginaldo Manzotti e a banda Rosa de Saron.

Além de aumentar o número de fiéis nas igrejas, a disseminação da música popular católica também é responsável por outro fenômeno: os festivais de música católica. Para citar um exemplo, temos o Festival Halleluya, realizado anualmente em Fortaleza. Com cerca de 40 atrações musicais e palestras, o número de pessoas que participam anualmente deste festival é estimado em cerca de 700 mil, distribuídas em 5 dias de festival.

Em 2009 a Associação do Senhor Jesus criou a primeira edição do “Troféu Louvemos ao Senhor – Prêmio Nacional de Música Católica”. O prêmio é constituído por 17 categorias, sendo que cinco delas são destinadas ao voto popular e as outras 12 são para a votação exclusiva de jurados selecionados.

Os ritmos que formam a música popular católica brasileira são os mais variados. Temos as bandas Rosa de Saron e Ceremonya seguindo pela vertente do rock , o ElectroCristo focando em música eletrônica, Alexandre Soul fazendo um estilo inspirado na black music e a banda Dominus e Jake com o seu axé músic, entre vários outros.