O que é o Kama Sutra?

Mas Kama Sutra não é exatamente um manual sobre sexo. Para os hindus, a vida tinha três objetivos básicos: darma, ou virtude, artha, ou prosperidade, e kama, o desejo. O Kama Sutra é um tratado sobre o comportamento sexual, sempre entendido como uma das faces do homem e da mulher, que deve se complementar com as outras, na busca do equilíbrio.

O texto foi escrito por Vatsyayana, provavelmente no século IV. A tradição afirma que o autor foi celibatário. Na época em que Vatsyayana viveu, a dinastia Kupta estava no poder e favoreceu bastante as artes e a cultura.

Na filosofia indiana, a energia masculina é yang e a feminina, yin. Durante o sexo, o homem se energiza com yin e a mulher, de yang, aproximando-se ambos do Tao, que é a completude, a integração. Daí teria surgido o tantrismo, uma filosofia sensorial que pretende a liberação do ser humano em todos os sentidos. Para o tantrismo, o sexo deve prolongar-se o mais possível, para que a energização seja total.

Voltando ao Kama Sutra. O sexo deve envolver os cinco sentidos. Vamos a alguns exemplos, lembrando que os atos sexuais podem envolver dois ou mais sentidos:

• o tato: pelos toques e arranhões, e também pelos lençóis e cortinas da cama conjugal;

• a visão: pela observação do corpo e dos movimentos do ser amado;

• o olfato: pela percepção dos odores naturais do corpo;

• a audição: a acústica do quarto deve permitir que sejam ouvidos os sons provocados pelo prazer;

• o paladar: pelos beijos e mordidas.

Pode parecer estranho que, há mais de 1.600 anos, um livro de filosofia e espiritualidade falasse de arranhões e mordidas. Mas o autor esclarece que estes atos devem ser praticados por casais apaixonados, se isto valorizar o prazer para os dois. Para aumentar o desejo, vale usar óleos de massagem, velas aromáticas, alimentos afrodisíacos e música.

Além das carícias preliminares para excitar os parceiros (o manual relaciona mais de 30 formas de beijar, por exemplo), o Kama Sutra explica 64 posições para a penetração sexual (o livro foi escrito para homens), algumas delas com nomes bastante estranhos para a atualidade: caranguejo, picada do escorpião, libélula, postura do elefante. O autor não se esqueceu de apresentar posições mais adequadas para o sexo durante a gravidez e até as melhores para homens de pênis pequenos.

O Kama Sutra não se prende a nenhum tipo de preconceito. A desrepressão é a regra básica: se dá prazer aos dois e não prejudica ninguém, deve ser feito. Talvez por isso, alguns autores tenham feito adaptações da obra para gays e lésbicas, sexo a três e troca de casais.